Livro aborda participação do negro na Revolução Farroupilha

Um massacre de escravos ocorrido durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), em Cerro dos Porongos, é o ponto de partida do livro Lanceiros Negros (JÁ Editores, 2005, 144 páginas, patrocínio Copesul, R$ 13,00 na Feira do Livro), dos jornalistas Geraldo Hasse e Guilherme Kolling. O lançamento será neste sábado, 20h30, no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

A partir do episódio, que até hoje provoca polêmica, a obra reconstitui a história dos regimentos formados por escravos, que existiram praticamente em todas as guerras gaúchas do século XIX e que tiveram papel destacado na fixação das fronteiras no extremo Sul do Brasil. O livro mostra também como estes fatos de um passado já remoto estão atualmente mobilizando intelectuais e ativistas que a partir deles pretendem “refundar a história do negro no Rio Grande do Sul”. Neste esforço, até o Governo está engajado, seja na construção de monumentos, no tombamento de bens culturais ou na pesquisa de referências históricas.

A obra Lanceiros Negros mostra ainda uma cronologia dos eventos guerreiros no Cone Sul, e conta a tradição do uso de lanças no pampa, desde o século 18, chegando até a Revolução Farroupilha, quando se descreve como foi feita a organização e o recrutamento dos lanceiros, e sua importância estratégica na Guerra dos Farrapos. O livro traz ainda um panorama da escravidão na época dos Farrapos.

Edital para construção de memorial aos lanceiros será lançado nesta segunda

Os 161 anos do massacre de Porongos, ocorrido em 14 de novembro de 1844, serão lembrados nesta segunda-feira, aniversário do episódio no Cerro de Porongos, em Pinheiro Machado. A cerimônia marca lançamento do edital de um concurso público para escolha do projeto do monumento que será erguido no local da batalha.

Além de lideranças do movimento negro, que tem trabalhado pela causa nos últimos anos, representantes do Governo, que se aliaram à causa estarão presentes: o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Roque Jacoby, o arquiteto José Albano Volkmer, assessor da Sedac e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), além de integrantes da Prefeitura de Pinheiro e da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura. O edital deve ser publicado em dezembro no Diário Oficial da União. O evento marca o lançamento da Semana Estadual da Consciência Negra, cuja data máxima é o 20 de novembro, dia em morreu Zumbi dos Palmares.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *