Livro conta história do Diário de Notícias

Helen Lopes
O livro “Diário de Notícias – O Romance de um Jornal”, do jornalista Celito de Grandi busca preencher uma lacuna na história da imprensa gaúcha ao retratar a trajetória da publicação, que circulou durante 55 anos, e do seu diretor, o jornalista Ernesto Corrêa. “Não havia nenhuma publicação sobre esse veículo de importância fundamental”, destaca o autor. A obra, que será lançada no dia 10, a partir das 18h30min, pela L&M Editores, no Solar dos Câmara, surgiu da cobrança dos colegas: “A idéia é antiga, muitos dos colaboradores do Diário de Notícias me cobraram este livro”.
O jornal Diário de Notícias pertencia ao grupo Diários Associados de Assis Chateaubriand, maior conglomerado de comunicação dos anos 50 e 60 no Brasil. Na época, os jornais mais expressivos do estado eram o Correio do Povo e o Diário. Segundo o autor, que é atualmente coordenador da assessoria de comunicação do Governo do Estado, o Correio caracterizava-se por sua solidez econômica e uma linha editorial sóbria e conservadora e o Diário, quase sempre com problemas financeiros, para se contrapor ao Correio, era mais ágil, audacioso, sempre inovador, em termos gráficos e editoriais. Os fatos relevantes acompanhados pelo jornal vão desde a revolução de 30 até o movimento militar de 64 que derrubou João Goulart, passando pelo suicídio de Getúlio Vargas e a Legalidade.
Na obra, De Grandi também relembra a trajetória de vida do diretor do jornal Ernesto Corrêa. Corrêa, além de influente jornalista da época, foi um dos fundadores do Curso de Comunicação Social da UFRGS.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *