Livro estimula cultura da diversidade e da inclusão social junto ao público infantil

Livro de Silvana Corbellini é para crianças até seis anos. Foto: Divulgação

Silvana Corbellini lança o livro “Ciranda de Natal” nesta próxima terça-feira, dia 18 de dezembro, às 16h, na Escola Municipal Cantinho Amigo (Praça Garibaldi, s/n°, Cidade Baixa), em Porto Alegre. O livro tem ilustrações da artista plástica Diane Sbardelotto e projeto gráfico e direção de arte assinado pelo artista plástico Maurício Porto e foi financiada pelo Governo Federal/Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio das empresas Charrua e Benoit. Na ocasião, a autora realizará a contação da história e produzirá um varal com desenhos criado pelas crianças. A obra tem como proposta a difusão da cultura da inclusão e da acessibilidade.

Além do livro ilustrado, o Projeto Ciranda inclui um CD com narração e audiodescrição da história, visando atingir a uma maior amplitude de leitores. A iniciativa cultural, além de contribuir para práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, vem minimizar a carência existente, na sociedade, de literatura para a infância agregada aos dispositivos de acessibilidade, no intuito de contribuir para a construção de uma cultura da inclusão.

Distribuição gratuita

 “Ciranda de Natal” objetiva estimular, através da literatura infantil, junto ao público infantil,uma cultura da diversidade e da inclusão social j afirma Silvana Corbellini. Segundo a autora, além de aproximar o livro dos pequenos (e grandes) leitores, o projeto pretende ir além. A partir do conceito de uma cultura da inclusão, almeja contribuir para as modificações necessárias na cultura vigente na sociedade: a prática das exclusões. – Desta forma, o que se pretende de uma maneira formativa, é estimular a partir da infância, mais especificamente, crianças de 0 a 6 anos, o exercício de uma cultura em que a diversidade faça parte de seu cotidiano, não fomentando desta maneira, estigmas, mitos, estereótipos, constituídos culturalmente, nem as exclusões, mas sim, as inclusões das diferenças, afirma a autora.

Segundo Silvana Corbellini, a inserção de conceitos e práticas de inclusão, de acessibilidade e de sustentabilidade no dia-a-dia das crianças pode auxiliar na formação de suas subjetividades, singular e social, alterando, desta forma, umstatus quo que ainda se sustenta na prática da exclusão.

“Ciranda de Natal” está sendo distribuído gratuitamente às escolas da rede pública de ensino do Estado do RS, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, e, também, diretamente, em ações dirigidas à entidades beneficentes. No dia do lançamento, haverá distribuição gratuita de exemplares (número limitado).

Sobre a autora

Silvana Corbellini é professora adjunta da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, possui formação em Psicologia (UNISINOS), Mestre em Psicologia Clínica (PUC) e Doutora em Educação (UFRGS). É autora da obra “Era uma vez… história de uma perda” e tem vários artigos científicos publicados no Brasil e no Exterior.

 

FICHA TÉCNICA:

“Ciranda de Natal”, de Silvana Corbellini. 18 páginas

Ilustrações de Diane Sbardelotto

Projeto Gráfico e Direção de Arte: Maurício Porto.

Consultoria em Acessibilidade: Letícia Schwartz (Mil Palavras)

Produção e edição: Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda

SERVIÇO:

Lançamento: Dia 18 de dezembro de 2018, terça-feira, às 16h

Local: Escola Municipal Cantinho Amigo (Praça Garibaldi, s/n°, Cidade Baixa), em Porto Alegre

Distribuição gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *