Livro sobre as ocupações escolares é lançado em Porto Alegre

Em um evento realizado na quadra esportiva do Colégio Estadual Paula Soares, foi lançado o livro “Escolas ocupadas”.
Organizada pelo professor do pós-graduação em Sociologia da UFRGS, Antônio David Cattani, a publicação traz artigos de doze autores, refletindo sobre o movimento de ocupações escolares promovido por estudantes de escolas públicas em 2016.
A publicação é um lançamento da editora Cirkula.
Palco do evento,  Paula Soares foi uma das primeiras escolas a aderirem ao movimento. No dia 11 de maio, os estudantes deram do Emílio Massot deram o primeiro passo.
No mesmo dia, Agrônomo Pedro Pereira e Paula Soares se somaram ao ato, que se repetiria em mais de cem escolas gaúchas ao longo de mais de um mês.
No lançamento, estudantes de diversas escolas, professores e autores do livro deram depoimentos sobre o processo de ocupação e seus reflexos. Um dos estudantes defendeu a necessidade de se realizarem atos de “rebeldia consciente por uma educação pública, gratuita e de qualidade.” Os estudante citaram ainda algumas vitórias do movimento, como liberação de recursos para obras estruturais nas escolas e a suspensão da tramitação do Projeto de Lei 44, que aumenta a interferência de empresas privadas e serviços terceirizados na educação pública.
Outros eventos de lançamento serão realizado ao longo de agosto e setembro, na Faculdade de Educação da UFRGS e em escolas de Porto Alegre e interior do estado. O livro está à venda no site da editora Cirkula.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *