Lulistas preparam "dia global" de protesto pela prisão do ex-presidente

Atos de desagravo à prisão do ex-presidente Lula estão sendo organizados em vários países por seus partidários.
O secretário nacional de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, disse que a central recebeu dezenas de manifestações de apoio por meio de vídeos, cartas e mensagens.
Segundo ele, está sendo organizado um “dia global” de atividades nas Embaixadas do Brasil, que deve acontecer concomitantemente no mundo inteiro.
A data deverá ser marcada ao longo da semana devido ao fuso horário de cada país. Lisboa disse que o número de apoio já é impressionante.
“De imediato existe essa proposta da Confederação Sindical Internacional (CSI) de fazer um dia de ação global pela liberdade de Lula, ao mesmo tempo em que muitas pessoas estão querendo vir ao Brasil prestar irrestrito apoio e solidariedade ao nosso ex-presidente porque sabem que Lula é inocente e está sofrendo perseguição política”, destacou Lisboa.
Os coletivos internacionais contra o impeachment se formaram em 2016 de maneira espontânea em vários países, para mostrar ao mundo que o Brasil estava sofrendo um golpe de Estado.
Segundo explicou Sarquis, a principal função dos coletivos é informar a imprensa internacional dos fatos reais e fomentar as mídias progressistas com imagens e notícias que acontecem nos países em que moram.
No dia 8, foram realizados atos na Cidade do México e em Roma. Na manhã de domingo, manifestantes se reuniram em importante ato na Praça da República em Paris, França.
O líder do movimento francês de esquerda França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, falou da prisão do ex-presidente Lula em um discurso que está circulando desde ontem nas redes sociais. Ele disse que o ex-presidente foi vítima de um “golpe judicial” por meio da Operação Lava Jato. Chamou Lula de camarada e pediu que ele aguente firme a pressão a que vem sendo submetido.
Na próxima terça-feira (10), em frente à Embaixada do Brasil em Madrid, estão sendo chamadas manifestações para denunciar a condenação de Lula e pela democracia.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *