Bonecas… é uma comédia musical escrachada, roterizada por Renato Del Campão, com a Cia Descartável de Teatro, sob a direção de Eduardo Kraemer. Quatro atores (Renato Del Campão, Lauro Ramalho, Dandara Rangel e Everton Barreto) interpretam drag queens, dividindo o palco com um stripper (Ricardo Leite). As personagens dublam os mais variados gêneros e estilos musicais, relembrando espetáculos como Cabaret, A Família Adams, Hair, O Mágico de Oz e Mudança de Hábito.
A montagem conta a história de Pepa (Lauro Ramalho), uma drag queen abandonada pelo amante, que também virou transformista. O stripper entra na história, já no desenrolar dos fatos, quando as amigas de Pepa contratam um garoto de programa para uma festinha surpresa de aniversário.
Quando o espetáculo foi indicado ao prêmio chegou a gerar polêmica. Alguns membros da classe artística, mais conservadores, apontaram a montagem como um “gênero menor” por conter dublagens. A premiação mostrou que os jurados discordam. “São poucos os atores nesta cidade que cantam, dançam, representam e se expõem da maneira que fizemos”, ressalta Campão.
O ator Luis Paulo Vasconcellos, coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura diz que os critérios da premiação envolveram qualidade artística, criatividade, originalidade, excelência na execução, rigor técnico e coerência de linguagem. “Não existe gênero maior ou menor. Isso é preconceito”, completa.
Comprovando que o gênero agrada, o público de Bonecas…. aumenta a cada temporada. A estréia do espetáculo ocorreu em janeiro de 2004 no Teatro do Sesc. A platéia é eclética e sai do teatro dizendo-se “de alma lavada de tanto rir”. O elenco tem experiência na fórmula: Campão e Ramalho são atores com mais de 25 anos de carreira, com participação em várias comédias. Rangel e Barreto são veteranos de shows de dublagens da noite GLS, com passagens anteriores pelo palco.
Bonecas à Beira de um Ataque de Risos
Onde: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)
Quando: sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h. Até 30 de outubro
Ingressos: R$ 15.
Melhor espetáculo de 2004 volta ao Renascença
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário