Morreu na tarde desta sexta sexta-feira (7/10), aos 83 anos, Severina Maria Francisca Dias, Rainha Ginga do Maçambique de Osório, manifestação cultural que remete às coroações de reis e rainhas negros. Ela estava internada no Hospital de Osório e teve uma parada cardíaca por volta das 13h.
Nascida em 8 de dezembro de 1932, Severina foi coroada Rainha Ginga na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição, hoje Catedral, em 1992. Desde então tinha participação ativa nos festejos do calendário religioso do Município. Ao longo da vida, trabalhou como empregada doméstica e faxineira, aposentou-se pela extinta Companhia Riograndense de Telecomunicações. Severina era moradora do bairro do Caravágio, para onde se mudou ao deixar o Quilombo do Morro Alto.
Sua filha, Francisca Dias, é a nova Rainha Ginga do Maçambique. Ela já ocupa o posto da mãe na programação deste ano da Festa de Nossa Senhora do Rosário e será coroada no domingo, 9. Francisca já era presidente da Associação Religiosa e Cultural Maçambique de Osório.
O Maçambique de Osório é uma congada gaúcha responsável pela realização de um ritual religioso afro-católico, através do qual a comunidade negra homenageia os santos de devoção católica negra, como Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A manifestação ocorre por meio da unidade entre os ritos eclesiais da Igreja Católica e os rituais maçambiqueiros, por meio da percussão dos tambores, dos cânticos e das danças de matriz africana.
Morre em Osório Severina, a Rainha Ginga do Maçambique
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário