Morreu Pedro Alvarez, o Capitão do Povo

Morreu na madrugada deste terça-feira, 8 de outubro, o coronel Pedro Arbues Alvarez, que ficou conhecido como o “Capitão do Povo”, por sua militância nas causas nacionalistas, principalmente na campanha “O petróleo é nosso”, em defesa do monopólio estatal do petróleo, nos anos de 1940/50.
Expurgado do exército com o golpe de 1964, esteve exilado no Uruguai, junto com Brizola e Jango. Dois anos depois, retornou ao Brasil clandestinamente, cruzando a fronteira disfarçado com uma peruca comprada por Jango.
Nascido em Livramento, Alvarez ia completar 95 anos no próximo dia 29 de outubro. Sua morte ocorreu no Hospital Mãe de Deus. Há dois anos, Alvarez publicou suas “Memórias de um militar nacionalista”, editadas pela JÁ Editora.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

  1. Avatar de Zé Fonseca
    Zé Fonseca

    Tive o prazer de ter conhecido na época o “major” Pedro Arbues Alvarez, isso em 1977, quando trabalhava na Ag. Menino Deus do Banrisul.Eu sempre o atendia.Era um homem sereno e muito afável nas suas relações.Fui saber quem era ele muito tempo depois quando já militava nas lutas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *