O modelo de Gramado

Por Wanderley Soares
Os melhores modelos para a política da segurança pública estão em pleno funcionamento, mas os governos fingem que os estão procurando.
Hoje, o 1° BPTA da Brigada Militar (1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) realizará a segunda edição do Projeto Altos Estudos. O evento acontecerá no Hotel Continental de Canela. Os palestrantes serão os ex-governadores Jair Soares, Alceu Collares e Olívio Dutra, com o tema: “O Governo do Estado e a Segurança Pública”.
O projeto consiste em desenvolver, mensalmente, um encontro envolvendo os oficiais do Batalhão e representantes de todos os segmentos da comunidade, quando um ou mais palestrantes apresentam idéias para serem debatidas com a assistência. Sobre o que está acontecendo na área do 1º BPTA, recebi um apanhado do comandante da unidade, tenente coronel Mário Gomes Frota, que aqui veÍculo em homenagem aos diferentes órgãos da Brigada Militar, desde os que funcionam com apenas um PM e reivindicam que o efetivo seja elevado para cinco, até a área de Gramado, onde há, até mesmo, a preocupação da milícia com o tratamento dos cabelos e das unhas dos membros da comunidade. Sigam-me.
RECIPROCIDADE
Relatoume o coronel Frota: “Aqui, os brigadianos tem a sua disposição e da família, uma policlínica completa: odontologia, um psiquiatra e duas psicólogas, uma assistente social, dois advogados, uma ginecologista, um traumatologista, um clínico geral e um dermatologista que atendem, inclusive, a domicílio. Não bastasse isso, todos percebem um auxílio moradia recebido mercê da política de benefícios sociais do comando, junto a comunidade, dentro da maior clareza e fidelidade no cumprimento da tese da reciprocidade, ou seja, o incentivo recebido deve ser traduzido na forma de qualificada prestação de serviços ao cidadão e ao turista.
Os PMs tem ainda assegurada a qualificação profissional na forma de um “curso de extensão universitária – com certificação da UCS – chamado Hospitalidade, Turismo e Segurança, cuja idéia é fazer com que os brigadi-anos recebam os visitantes e os turistas na cidade como se estivessem rece-bendo visitas em sua própria casa. Ainda na idéia de qualificação, preparamos os PMs para os concursos internos que visam a promoção na carrei-ra. Conseguimos redução no pagamento dos créditos na universidade de tal sorte que quando assumimos o comando havia tão somente cinco policiais militares realizando cursos de graduação e, hoje, passam dos 30. Temos o projeto Segurança Solidária que leva cortes de cabelo, serviço de manicure, de certidões de casamento e nascimento, medidas de pressão arterial e glicemia, exames de visão, etc. aos bairros e, junto a isso, cadastramos os Observadores de Quadra, que são os olhos da Brigada Militar. Temos também o Criança Feliz, destinado aos filhos dos PMs. São tantos os trabalhos que, havendo interesse, é só consultar o site do batalhão”, concluiu Frota.
Abro este espaço para a região de Gramado para que toda a sociedade saiba que o governo, através, principalmente, da Brigada Militar, privilegia determinadas comunidades com uma política de segurança modelar e, cruelmente, procrastina medidas de máxima urgência contra o cerco da bandidagem em outras áreas, inclusive e, principalmente, na capital e região metropolitana.
wandercs@terra.com.br

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *