Ospa encerra temporada 2014 com concerto ao ar livre

A regência será do maestro Tiago Flores, diretor artístico da orquestra. O Coro Sinfônico da Ospa vai participar, e a pianista Catarina Domenici é a solista convidada.
Domingo, 21, às 20h30, os músicos sobem  ao  palco  armado  em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre, para interpretar obras de Bernstein, Gershwin e Borodin, além de tradicionais melodias natalinas.
O programa inicia com medley da trilha do filme “West Side Story”, composta por Leonard Bernstein.  Em seguida, a jazzística “Rapsody in Blue”, de George Gershwin. O concerto segue com as “Danças Polovtsianas”, do russo Alexander Borodin. Além dessas composições, os músicos entram no clima desta época do ano e tocam canções natalinas.
O concerto também marca o encerramento da série “Ospa pelos Caminhos do Rio Grande”, que levou a orquestra a oito cidades gaúchas ao longo do ano. A turnê foi financiada pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, com patrocínio de Favorit e Petrobras.
Catarina 
A pianista Catarina Leite Domenici fez carreira como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Após o curso de graduação em música na UNESP, recebeu bolsa (CNPq) para  cursar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music. Lá, recebeu  também o Performer’s Certificate, o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista.
Além de solista premiada, Catarina gravou o CD Porto 60, premiado com dois Troféus Açorianos  e elogiado pela crítica especializada. Também foi a melhor camerista no VII Prêmio Eldorado de Música, Troféu Açorianos e da APCA de São Paulo. É professora de piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 e  atual  coordenadora  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Música.
Como docente, ela dá cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil, EUA e Europa. Desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea, a qual vem sendo apresentada em congressos na Europa, Ásia e América do Sul.
Catarina é membro fundador e a primeira presidente da Associação Brasileira de  Performance Musical  (ABRAPEM). A sua biografia será publicada na 32ª edição do Who’s Who in the World em 2015.
 Flores
Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia), com Victor Fedotov.
Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Como regente convidado, atuou à frente de orquestras como Filarmônica de Montevidéu (Uruguai), Orquestra de Câmara de
Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas di Napoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaerten Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de  Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.
Foi diretor  artístico da OSPA  entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.
Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e premio Açorianos  de Melhor Espetáculo 2008 com o Show “Beatles – Magical Classical Tour.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da temporada 2014 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura.
Programa do concerto de domingo
Leonard Bernstein: West Side Story – Medley
Joseph Mohr/Franz Gruber: Noite Feliz (arr. A. Hülsberg)
George Gershwin: Rapsody in Blue
Alexander Borodin: Danças Polovtsianas
Leroy Anderson: Medley Natal
George Frederic Handel: Aleluia

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Ospa encerra temporada 2014 com concerto ao ar livre”

  1. Avatar de Nilson Figueiredo Filho

    Concertem o conserto, por favor !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *