Palloci fora

O ministro Antonio Palocci queimou suas últimas chances de continuar no cargo, com a entrevista que deu para explicar o seu súbito enriquecimento, depois que deixou o ministério da Fazenda, no meio de um escândalo, no primeiro governo Lula.
Seu argumento para não revelar as empresas que o contrataram e tão regiamente pagaram, não é minimamente convincente. Ele diz que são empresas idôneas e não deseja envolvê-las num embate político. Ele é um homem público, já foi envolvido em outros “embates políticos”, nenhuma empresa que temesse esse tipo de envolvimento contrataria um consultor como Palocci.
Ao contrário, tudo faz crer que o contratavam exatamente por sua inserção política, embora ele diga que era bem pago pela qualidade de suas orientações técnicas. No mundo dos negócios, o sucesso nunca prescinde do político. Engraçado, é que ele só revelou tão valiosas habilidades técnicas depois que passou pelo Ministério da Fazenda.
As denúncias, na verdade, deixam cada dia mais claro aquele que talvez seja o lado mais importante da questão: o fracasso de Palocci na coordenação política do governo. A votação do Código Florestal na Câmara Federal é o caso exemplar.
A ministra do Meio Ambiente disse em Porto Alegre para 2 mil pessoas na Assembleia Legislativa que o governo queria protelar a votação do código, para discutir melhor, inclusive checar informações contraditórias colhidas num diagnóstico recente.
Mas o governo, um governo de coalizão com ampla maioria, não conseguiu evitar a derrota acachapante. Pelo visto, nos quatro anos como deputado, Palocci ocupou-se tanto de suas rendosas atividades de consultor que negligenciou a vida parlamentar, na qual hoje tenta se movimentar.
A presidente está diante de uma situação conhecida. Grosso modo, Antonio Palocci está para Dilma como José Dirceu estava para Lula, na crise do “mensalão”. Dirceu fazia política, em vez de tocar o governo. Palocci quer tocar o governo, em vez de fazer política. Sua saída vai preencher uma lacuna.(Elmar Bones)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

  1. Avatar de COL
    COL

    É a vd pública para alguns está sendo um prato cheio. ou seja esta sendo a porta para a furtuna! é por isso que a pobreza impera no país chamado BRASIL!!!

  2. Avatar de Lukas
    Lukas

    Que homen sem noção, ainda por cima é homofogo e racista, o tempo Nazista do Hitler ja passou, ele tem que ir e para cadeia ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *