Papa Francisco abre lavanderia no Vaticano para moradores de rua

A “lavanderia do papa Francisco”, um serviço gratuito do Vaticano, começou a funcionar terça-feira (11). A expectativa é de que em um mês o estabelecimento possa fazer mais de 300 lavagens para pessoas pobres, especialmente moradores de rua.
A instalação, dentro do Centro Gente de Paz, da Comunidade de Santo Egídio, tem seis lavadoras, seis secadoras e vários ferros de passar. O local fica aberto de manhã e à tarde, quatro dias por semana, e tem quatro voluntários que ajudarão na utilização das máquinas.
Para utilizar a “Lavanderia do Papa Francisco” basta solicitar um cupom de reserva que a Comunidade de Santo Egídio distribui uma vez por semana e aguardar a vez em uma lista de espera, que, por enquanto, é curta.
O sem-teto Ciro Guardaccione foi um dos primeiros a utilizar as novas máqinas. “Isto é algo fantástico. Gostaria de agradecer ao papa Francisco por tudo”.
“Poder ter roupas limpas é uma maneira de readquirir dignidade dentro da sociedade”, afirmou Giuseppe, outro usuário, que defende esse serviço para outros pontos da cidade.
Em breve, a lavanderia vai ganhar também um local para cortar cabelo e tomar banho, iniciativas que se unem às desenvolvidas na Praça de São Pedro, que já tem chuveiros e uma barbearia para os mais necessitados.
(Com agências EFE e AP)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *