A série de reportagens “Patrimônio Ameaçado”, sobre a extinção da Fundação Zoobotânica e outras cinco fundações estaduais do Rio Grande do Sul, vai virar livro.
Publicada no site do jornal JÁ, a série soma hoje 76 reportagens e 400 fotos e ilustrações, com destaque para o trabalho realizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, no Museu de Ciências Naturais e no Parque Zoológico, três instituições vinculadas à FZB.
“Naturalmente, a série não abrange todos os setores da Zoobotânica, um universo com mais de cem pesquisas e dezenas de coleções. É uma cobertura jornalística que ainda está sendo atualizada”, afirma o jornalista Cleber Dioni Tentardini, autor das reportagens.
Em 2017, o especial foi reconhecido nos principais prêmios jornalísticos do Estado. Recebeu quatro distinções: * 1º lugar no 19º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do RS; * 2º e menção honrosa no 4º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental; * 3º lugar no 59º Prêmio ARI de Jornalismo.

Fundações em extinção
O livro também relata a história das outras cinco fundações estaduais em processo de extinção – Cientec, Piratini, FEE, Metroplan e FDRH -, as duas que já foram extintas – , Fepagro e Feeps -, mais a Corag. E traz uma síntese das negociações da Frente Jurídica em Defesa das Fundações com o governo do Estado, e os processos judiciais nas esferas civil e trabalhista, todos em andamento,
Além do autor do especial, participam da produção do livro Elmar Bones na edição e Andres Vince no projeto gráfico, diagramação e capa.
Em breve, serão disponibilizadas as informações para a pré-venda com valor promocional.
Patrimônio Ameaçado: luta das fundações gaúchas vai ganhar livro
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário