Há 23 dias sem manutenção, a free way virou uma sucessão de buracos.
O repórter Marcelo Kervalt, da RBS, contou 288 buracos, com muita “crateras” nos 96 quilômetros de Porto Alegre até Osório..
A quantidade de imperfeições no asfalto intrigou o DNIT, segundo o superintendente regional Allan Magalhães, que solicitou levantamento técnico para identificar “possíveis problemas estruturais”.
“Um pavimento de qualidade não se deteriora com tanta facilidade”, disse em entrevista o superintendente regional do DNIT. Alguns buracos em close na mídia mostravam uma camada fina de asfalto.
Apontada como mais um sinal da incompetência do poder público, a deterioração da rodovia, que já foi “a melhor do Brasil”, é na verdade resultado de um jogo bruto de interesses.
A Concepa, ao final de uma concessão de 20 anos mais um de prorrogação, era por sua performance, favorita na disputa pelo primeiro lote de concessões rodoviárias do governo Temer este ano.
É a chamada Rodovia da Integração Sul. Envolve a BR 290,(um trecho mais a “free way”) e outras três estadas federais das mais movimentadas do Estado, num total de 473 quilômetros, onde seriam instaladas sete praças de pedágios..
O processo de licitação estava a cargo da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentas, comandadas pelo ministro Moreira Franco. A situação era tão favorável à Concepa que a ela foi encomendada a minuta do edital para a escolha dos concessionários.
O ministro dos Transportes na época, Geraldo Quintella, falava do “Concepão”, como era conhecido internamente esse projeto de concessão.
Em fevereiro deste ano, porém, um relatório do TCU rejeitou a minuta do edital e os estudos para a concessão feitos pela Triunfo Participações e Investimentos, a dona da Concepa.
Diz o TCU que foram “omitidos investimentos necessários, além de diversas inconsistências e assimetrias de informações”, além de “favorecer a inclusão de aditivos contratuais após o leilão, favorecendo a empresa com o aumento do pedágio”.
O relatório exige 34 mudanças no edital e critica os estudos técnicos feitos pela Triunfo Participações e Investimentos.
A TPI foi a única a realizar estudos para o leilão por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse Público que repassa da União para a iniciativa privada os estudos de concessões.
Os auditores do TCU tiveram, também, acesso a documentação apreendida pela Polícia Federal na Operação Cancela Livre em agosto de 2017, que apurou possíveis fraudes e desvios de receitas pela empresa durante obras na freeway. Ela teria faturado R$ 72,4 milhões indevidamente.
A Concepa contesta tudo isso e diz que ao contrário é credora por investimentos que fez no periodo de prorrogação do contrato e que não estavam previstos.
O leilão dos pedágios na Rodovia da Integração Sul está marcado para novembro. Depois das eleições, no último mês do governo Temer.
Por trás dos buracos da freeway, o primeiro leilão de rodovias do governo Temer
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