A cidade com maior renda média domiciliar do País não é uma capital, mas fica perto. Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, lidera o ranking das 20 cidades brasileiras com maior renda média domiciliar do Brasil, seguida por São Caetano do Sul (SP) e Niterói (RJ).
Destes 20 municípios, 14 estão na região Sudeste. O levantamento foi realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, e está disponível em http://blog.geofusion.com.br/estudo-20-cidades-maior-renda-brasil.
As 20 cidades brasileiras com maior renda
As 20 cidades brasileiras com maior renda
| Posição | Região | Município | UF | Renda Média 2015 (R$) |
| 1º | Sudeste | Santana de Parnaíba | SP | 10.225,53 |
| 2º | Sudeste | São Caetano do Sul | SP | 9.796,21 |
| 3º | Sudeste | Niterói | RJ | 9.494,79 |
| 4º | Sudeste | Nova Lima | MG | 9.052,53 |
| 5º | Sudeste | Vitória | ES | 8.179,40 |
| 6º | Centro-oeste | Brasília | DF | 7.917,93 |
| 7º | Sudeste | Valinhos | SP | 7.650,65 |
| 8º | Sudeste | Santos | SP | 7.486,78 |
| 9º | Sudeste | Vinhedo | SP | 7.458,77 |
| 10º | Sudeste | São Paulo | SP | 7.355,29 |
| 11º | Sul | Rio Fortuna | SC | 7.309,96 |
| 12º | Sudeste | Rio de Janeiro | RJ | 7.210,82 |
| 13º | Sul | Florianópolis | SC | 7.179,68 |
| 14º | Sudeste | Belo Horizonte | MG | 7.138,89 |
| 15º | Sudeste | Jundiaí | SP | 6.853,17 |
| 16º | Sul | Porto Alegre | RS | 6.721,99 |
| 17º | Sul | Curitiba | PR | 6.696,30 |
| 18º | Sudeste | Holambra | SP | 6.691,21 |
| 19º | Sudeste | Santo André | SP | 6.476,55 |
| 20º | Sul | Guabiju | RS | 6.340,90 |
A região Sudeste também se destaca por receber 48,76% da população turística de negócios, tendo 247 cidades com potencial para este tipo de turismo. Outro dado interessante é que das 20 cidades do ranking, nove estão no estado de São Paulo – o mais populoso do Brasil, com aproximadamente 44,4 milhões de habitantes, concentrando 21,7% da população total do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátística (IBGE).
A economia de suas representantes neste ranking é baseada principalmente nos setores de comércio e serviços, como é o caso da primeira colocada, Santana de Parnaíba.
A segunda região que mais se destaca entre as cidades com maior renda média é a Sul – com cinco municípios. Um ponto interessante são que Rio Fortuna (SC), em 11° lugar, e Guabiju (RS), na 20ª posição, possuem menos de 5 mil habitantes (4.582 e 1.612, respectivamente) e a economia é baseada principalmente na agropecuária familiar.
São considerados excelentes locais para se viver, pois apresentam um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo o IBGE. Rio Fortuna tem IDH de 0,806 e Guabiju de 0,758.
Brasília, no Distrito Federal, é a única representante da região Centro-Oeste e se encontra na 6ª posição, a frente de capitais como São Paulo – SP (10ª), Rio de Janeiro – RJ (12ª), Florianópolis – SC (13ª), Belo Horizonte – MG (14ª), Porto Alegre – RS (16ª) e Curitiba – PR (17ª).
A capital do Brasil, que hoje está à beira de atingir os 3 milhões de habitantes, foi projetada para que não ultrapassasse os 500 mil – esse número foi superado entre as décadas de 70 e 90, mas, como pode-se notar, conseguiu evoluir sem afetar a média de seu nível de renda.
Além de ser um centro político, a cidade também se apresenta como um importante eixo financeiro. Por ser extremamente plana, a construção civil é um dos fortes setores de sua economia, assim como a agricultura. Cidades das regiões Norte e Nordeste não apareceram entre as 20 com maior renda.
O estudo foi baseado nas Projeções Sociodemográficas 2015 da Geofusion, que estimam dados sobre o perfil da população de todo o Brasil. A metodologia leva em conta diversas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Estimativas e Contagens da População.

Deixe um comentário