Ao menos 126 prefeitos eleitos durante o pleito de 2016 tentaram, em algum momento da campanha eleitoral, retirar informações da internet ou suprimir rádios e TVs via processos judiciais. Sete são gaúchos. É o que aponta o mais recente levantamento da plataforma Ctrl+X, da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, que monitora ações judiciais contra a divulgação de conteúdo.
Ao todo, os prefeitos eleitos foram responsáveis por 185 dos 570 processos catalogados até o momento pela plataforma. Neste grupo estão ações de 29 prefeitos eleitos do PSDB, 22 do PMDB e 12 do PSB, os partidos com mais casos. Os estados com mais prefeitos eleitos que tentaram retirar informação da internet ou tirar programas de rádio e Tv do ar são Paraná (22), São Paulo (19) e Bahia (10 prefeitos eleitos).
Dos sete gaúchos identificados, três são do PP: Ronnie Colpo Mello, de Uruguaiana; Maria de Lourdes Bauermann, de Ivoti; e Armando Roos, de Não-Me-Toque; além de Antonio Lajus (PPS), de Horizontina; Divaldo Lara (PTB), de Bagé; Ivo Ferreira (PSDB), de Camaquã; e João Alfredo Bertolucci (PDT), de Gramado.
Detalhamento das ações aqui.
Prefeitos eleitos que tentaram tirar informações da web, rádios e TVs
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário