Naira Hofmeister
A construção do Parque do Pontal – antigo Pontal do Estaleiro – vai intensificar o tráfego de veículos no acesso à zona Sul de Porto Alegre. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento, que será apresentado à população em duas audiências públicas, nos dias 8 e 9 de abril, aponta o surgimento de 11 novos pontos de congestionamento na região e sugere medidas mitigadoras do impacto.
Entre as opções para dissipar o volume extra de veículos transitando na região, o Rima sugere a construção de oito novas faixas de trânsito em cinco pontos próximos ao local do empreendimento. A extensão das novas faixas não está explicitada no estudo, que também prevê ajustes em duas rotatórias e em um canteiro central.
Para cinco dos problemas previstos com a construção do conjunto que terá shopping center, torre comercial e área pública de 3,6 hectares, a solução apresentada pela empresa Profill, que fez o levantamento, é aguardar as medidas compensatórias que deverão ser feitas pelo Barra Shopping.
São consideradas ainda medidas compensatórias a criação de 54 vagas de estacionamento para bicicletas, 10 vagas para automóveis de portadores de necessidades especiais e outras 76 para idosos.
Principais vias estão esgotadas
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto Parque do Pontal mostram que as principais via de acesso ao novo empreendimento já estão esgotadas em sua capacidade de tráfego, condição estrutural e possuem pavimento bastante danificado.
“Analisando os resultados obtidos como um todo foi verificado que as avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva, Icaraí e Pinheiro Borda apresentam-se estruturalmente deficientes”, aponta o EIA.
Como o empreendimento prevê 1826 vagas de estacionamento – que serão ocupadas por trabalhadores das torres comerciais e por clientes do shopping center – haverá um acréscimo significativo de tráfego nestas avenidas já saturadas.
Entretanto, dos oito pontos de congestionamentos projetados para estas quatro vias quando o Parque do Pontal estiver operando, apenas quatro serão executados pelo empreendedor. A outra metade será compensada por obras do Barra Shopping e por “outras medidas nas demais intersecções”.
O EIA-Rima também relaciona entre as obras a serem feitas pelo centro comercial vizinho algo que reduza a “insegurança no tráfego de veículos e pedestres na interseção entre a Avenida Pinheiro Borda e a Rua Estevão Cruz”.
Por fim, para o excesso de tráfego previsto para a confluência das avenidas Borges de Medeiros, Praia de Belas e José de Alencar, não haverá uma ação específica: “esse impacto será compensado por outras medidas propostas pelo empreendimento nas demais interseções”, avisa o estudo.
Novas faixas
Padre Cacique, sentido norte-sul
Diário de Notícias (apenas no acesso ao Jockey), ambos sentidos
Icaraí, ambos os sentidos
Icaraí/Campos Velho, faixa exclusiva para conversão à direita sentido bairro-centro
Wenceslau Escobar, na aproximação da rotatória com a Pereira Passos
Rua Butuí, sentido leste-oeste
Medidas a cargo do Barrashopping
Intersecção Padre Cacique/Diário de Notícias
Intersecção Icaraí/Coronel Claudino
Intersecção Chuí/Ibicuí
Intersecção Cavalhada/Campos Velho
Ajustes em rotatórias e canteiros
Diário de Notícias/acesso ao Joquey
Wenceslau Escobar/Pereira Passos
Corte canteiro da Icaraí na altura da Butuí para facilitar conversão à esquerda
É um absurdo! Para compensar os problemas causados pelas obras do pontal vão criar ainda mais problemas com a ampliação de vias e degradação de toda a região. Essas compensações não deveriam vir nesse tipo de obra que incentiva o transporte motorizado individual mas deveriam ser contrapartidas que investisssem no transporte coletivo, como faixas exclusivas para ônibus, transporte ferroviário leve (VLT e bondes), hidroviário, etc.
Só se pensa em automóvel….. onde está a preocupação com a estrutura social das comunidades da região.
Precisamos de segurança. Precisamos de Educação. Precisamos de Saúde.
Antes as pessoas…. depois as máquinas…