Programa do BID financia vans para policiamento comunitário

Num ato simbólico na entrada do Palácio Piratini, serão entregues, nesta segunda feira (25), seis vans para serem utilizadas em bases de policiamento comunitário nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Viamão.
O  ato de entrega será às 11h, com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária Maria Helena Sartori.
As seis vans custaram R$ 1,4 milhão. Para os próximos dias, além das vans, está prevista a entrega de 12 motocicletas e três motor homes para o policiamento comunitário.
Os recursos provém do Programa de Oportunidades e Direitos, o POD, que conta  50 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento e uma contrapartida de 6 milhões de dólares do governo do Estado.
É um programa ambicioso, formulado em 2012 pelo governo Tarso Genro, para fazer frente a uma situação alarmante no Estado envolvendo a população jovem e adolescente, com altos índices de evasão escolar, delinquência, violência.
Em novembro de 2014, no apagar das luzes do  governo Tarso, foi definida a estrutura administrativa para a execução do programa, que envolve sete atividades, desde  cursos pré-vestibular gratuitos até a oportunidade de trabalho para menores infratores.
Em 2016,  o BID aprovou o planejamento do governo Sartori para o programa.
Uma das metas do projeto era a construção de seis Centros da Juventude, sendo 4 deles em Porto Alegre.
Os outros seriam instalados em Viamão e Alvorada, ambos municípios da região metropolitana da Capital. Nestes Centros também seriam colocadas delegacias de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias.
Outra meta é a oferta de cursos pré-vestibular para preparar 2000 alunos  carentes para chegarem à universidade. Essa parte está entregue a uma ong, a Rede Nacional de Aprendizagem e Promoção Social, cujo site na internet fornece poucas informações.
 
 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *