Num ato simbólico na entrada do Palácio Piratini, serão entregues, nesta segunda feira (25), seis vans para serem utilizadas em bases de policiamento comunitário nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Viamão.
O ato de entrega será às 11h, com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária Maria Helena Sartori.
As seis vans custaram R$ 1,4 milhão. Para os próximos dias, além das vans, está prevista a entrega de 12 motocicletas e três motor homes para o policiamento comunitário.
Os recursos provém do Programa de Oportunidades e Direitos, o POD, que conta 50 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento e uma contrapartida de 6 milhões de dólares do governo do Estado.
É um programa ambicioso, formulado em 2012 pelo governo Tarso Genro, para fazer frente a uma situação alarmante no Estado envolvendo a população jovem e adolescente, com altos índices de evasão escolar, delinquência, violência.
Em novembro de 2014, no apagar das luzes do governo Tarso, foi definida a estrutura administrativa para a execução do programa, que envolve sete atividades, desde cursos pré-vestibular gratuitos até a oportunidade de trabalho para menores infratores.
Em 2016, o BID aprovou o planejamento do governo Sartori para o programa.
Uma das metas do projeto era a construção de seis Centros da Juventude, sendo 4 deles em Porto Alegre.
Os outros seriam instalados em Viamão e Alvorada, ambos municípios da região metropolitana da Capital. Nestes Centros também seriam colocadas delegacias de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias.
Outra meta é a oferta de cursos pré-vestibular para preparar 2000 alunos carentes para chegarem à universidade. Essa parte está entregue a uma ong, a Rede Nacional de Aprendizagem e Promoção Social, cujo site na internet fornece poucas informações.
Programa do BID financia vans para policiamento comunitário
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário