A tarde de quarta-feira (29/10) foi movimentada no Plenário da Câmara de Vereadores, que esteve cheio até às 15h, enquanto a votação do projeto que trata da reurbanização do Pontal do Estaleiro esteve em discussão. Em sessão ordinária, a votação foi marcada para o dia 12 de novembro. A decisão foi acordada em reunião realizada pelos vereadores que integram a Mesa Diretora e as lideranças partidárias da Câmara. O projeto de lei que trata do Pontal do Estaleiro é subscrito por 17 vereadores e propõe a revitalização urbana da orla do Guaíba, em trecho localizado na Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 4036.
Conforme o texto, o projeto para o Pontal do Estaleiro – também conhecido como Ponta do Melo – é classificado como empreendimento de impacto de segundo nível por sua proposta de valorização dos visuais urbanos e da atração turística pelas atividades previstas.
Após o Sindicato dos Engenheiros do RS e o IAB/RS, também a Associação dos Geógrafos Brasileiros manifesta-se CONTRA o projeto Pontal do Estaleiro.
Vão votar a alteração da Lei 470/02 com tanta pressa e urgência. Tudo leva á crer que o Vereador Bernardino Vendruscolo e seu amigo Flávio Flock tinham razão quando no programa Galpão Nativista da rádio Gaúcha do dia 09/10 disseram que a propina corria livre no Projeto Estaleiro Só.
É muito interessante que só depois de 4 anos apareceu alguem para comprar a área e foi alguns meses depois deta atual Câmara de Vereadores ter sido eleita e da qual 17 vereadores propuseram a alteração na Lei porque o Executivo se negará a tal fato. Eles propoem eles votam e para aprovação precisam 19 votos? Porque estes vereadores têm pressa? Será que Vendruscolo tem razão é fruto da propina?
Sou totalmente contra esse projeto que trará benefícios somente à construtora.
Hoje eles dizem que será aberto ao publico, quero ver daqui há 5 anos!