Num periodo em que a inflação não chega a um por cento (0,92%), o óleo diesel subiu 8%.
Foram cinco reajustes sucessivos na semana passada.
Nesta segunda quando foi anunciado mais um aumento de 0,97% (mais que a inflação do periodo), um protesto de caminhoneiros se estendeu a 21 Estados, conforme levantamento do G1.
Até o início da noite não havia registro de violência no protesto.
O Palácio do Planalto percebeu o potencial explosivo desse movimento de caminhoneiros, no momento crítico que o pais vive. Mesmo com a inflação controlada, a economia não avança, e os preços estão descontrolados. Insegurança, desemprego e uma escalada de preços dos combustíveis…
O presidente Michel Temer convocou ministros para uma reunião de urgência no início da noite desta segunda-feira, 21.
E marcou para amanhã (22) uma reunião técnica com a Petrobras para tratar da alta no preço dos combustíveis. O encontro será realizado às 9h no Ministério da Fazenda e terá a presença do chefe da pasta, Eduardo Guardia, além do ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e do presidente da Petrobras, Pedro Parente.
O primeiro encontro para tratar do tema foi no início da noite de hoje (21).
Convocados por Temer em caráter de urgência, os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Eliseu Padilha (Casa Civil), Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento) e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, se reuniram no Palácio do Planalto.
Antes de entrar na reunião, Padilha afirmou que o governo estuda uma forma de tornar os preços dos combustíveis mais “previsíveis”. “Com o dólar subindo e o petróleo subindo internacionalmente, por certo tínhamos que ter um aumento dos combustíveis. O que vamos tentar é ver se encontramos um ponto em que possa ter um pouco mais de controle nesse processo”. Nenhum resultado da reunião de hoje foi divulgado.
A reunião foi convocada no momento em que os caminhoneiros deflagraram uma paralisação por tempo indeterminado e que bloqueiam rodovias em vários estados. A categoria reclama do reajuste das tarifas do diesel, que encarecem o valor do serviço.
(Com informações da EBC)

Deixe um comentário