PT confirma Miguel Rossetto, o sindicalista alinhado com Lula

Em convenção neste domingo (5), o Partido dos Trabalhadores confirmou o nome de Miguel Rossetto como candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro.
“O Rio Grande que o Povo Quer” é o bordão da campanha.
Ana Affonso, ex-deputada, vereadora do PT em São Leopoldo, foi anunciada como  vice, mas isso ainda pode mudar.
Da corrente sindicalista do PT (é um dos fundadores da CUT), Rossetto,  tem 58 anos. Foi vice-governador de Olívio Dutra, o primeiro petista a chegar ao poder estadual  (1999 – 2003).
Foi ministro do Desenvolvimento Agrário, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, foi presidente da Petrobras Biocombustível, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Era ministro  do Trabalho e Previdência Social quando o governo Dilma ruiu, em 2016.
Sua vice é vereadora de São Leopoldo há três mandatos. É  líder do governo de Ary Vannazi (PT), na Câmara. Ana Affonso também foi deputada estadual em 2010.
O gritos de “Lula Livre” dominaram a convenção. O PT gaúcho ainda está pendente de um acordo com o PCdoB, que colocaria Abigail Pereira como candidata a vice na chapa estadual.

— Nós combatemos o governo Sartori, o governo das elites, do atraso. Essa direita que hoje se apresenta com duas caras será derrotada por nós, construtores da Justiça — discursou Rossetto.
— Eu conclamo a militância a ir para todos os cantos do Rio Grande, a fazer aquilo que o Lula pediu que a gente fizesse. Que se ele não pudesse caminhar pelas ruas do país, nós caminharíamos no lugar dele pelas ruas. Que se ele não pudesse falar diretamente ao nosso povo, que ele falaria através na nossa voz e que se ele não pudesse ter a possibilidade de sonhar, ele sonharia através da nossa cabeça — discursou.
— Está correta a estratégia do nosso partido de manter a candidatura de Lula, porque ela unifica nosso partido, ela denuncia o golpe e mostra que a consciência política nacional majoritária não aceitou, não digeriu esse golpe.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *