
Expositores vão somar esforços para terminar em tempo o conserto
(Fotos: Naira Hofmeister/Jornal Já)
Naira Hofmeister
Na sexta-feira, 16, após três dias de trabalho contínuo, a decoração de Natal da Feirinha do Brique ficou pronta. Iniciativa dos próprios artesãos, a iluminação do Monumento do Expedicionário e a instalação de energia elétrica ao longo do canteiro central da José Bonifácio, foi realizada pelas talentosas mãos dos expositores. Com um custo total de mais de 12 mil reais, a maior parte – cerca de 10 mil – veio do bolso deles. O Banrisul ajudou com R$ 1.800, patrocínio para a compra do material para enfeitar os simbólicos arcos da Redenção.
O dinheiro e o trabalho: tudo perdido. Na manhã de sábado, os artesãos se depararam com o monumento pichado e toda a rede de luzes destruída. A suspeita recaiu sobre os vândalos que vêm travando um guerra particular com restauradores locais: “Isso não é coisa de moleque de rua, pois estes, não gastam o pouco dinheiro que conseguem em spray”, analisa João Batista. Ele e seu colega Paulo, amanheceram a segunda-feira, montados novamente na enorme escada, na tentativa de remendar as mangueiras de luzes. “Dinheiro para uma nova, não temos. Aqui tem mil e quatrocentos reais”, disse Paulo, desolado diante da parte inutilizada do material.
Exposição ao ridículo. Esse deveria ser o castigo para quem pratica os atos contra o patrimônio público, na opinião dos dois. Policiamento, eles pedem, “mas não tem como garantir”, explicam. A solução encontrada foi montar guarda por conta própria. O grupo – que já ficaria na rua durante a noite, guardando as barracas – vai esticar a vigilância até o outro lado da rua.
Protesto? “Eu sempre achei que se alguém quiser ter uma história para contar aos filhos e aos netos, deve ser rebelde de alguma forma. Mas assim, sem motivação intelectual, eu não consigo entender”, se questiona Batista.

No período da tarde, outro grupo de expositores vai somar esforços para terminar em tempo o conserto. Eles esperam que até às 17h, na abertura oficial da Feira de Natal do Brique da Redenção, tudo esteja como antes, ou, no mínimo, o mais próximo possível. A feirinha fica aberta todos os dias, até sexta-feira, sempre das 17h às 22h.

Deixe um comentário