Resgate da musicalidade do bairro Santana


O clipe musical BOB foi gravado na Cidade Baixa (Fotos: Carla Ruas/JÁ)

Carla Ruas

A Cidade Baixa serviu como locação para a gravação do vídeo musical BOB, da banda Tribuwudu, neste sábado (14/01). O clipe fará parte de um DVD com seis vídeos de bandas do bairro Santana, e um documentário sobre a vida cultural desta região. O DVD e mais um CD de músicas são conseqüência do projeto Sons da Santana, que planeja registrar a musicalidade do bairro.

O organizador do projeto, Eugênio Luzardi, afirma que o bairro Santana foi escolhido porque é um dos mais tradicionais da cidade no âmbito cultural. “Foi lá que surgiu o carnaval de rua, e destas manifestações culturais criaram-se muitas bandas importantes para a história de Porto Alegre”.

Entre os conjuntos participantes estão Tribuwudu, Chandele, Pagode do Dorinho, Senzala, e Arenguera. A produção é da Tribuwudu em conjunto com a Underground e a Praça de Filmes. O trabalho tem o apoio do Fumproarte, fundo da Secretaria Municipal da Cultura que financia projetos artístico-culturais aprovados em concurso. O lançamento do CD e do DVD deve ocorrer em maio, com um show das bandas no Teatro Renascença.


Os músicos foram filmados tocando em frente à um mural de grafite

As filmagens do vídeo clipe da Tribuwudu mostram a banda tocando e interagindo em frente à painéis de grafite, localizados na Rua Délcio Costa, atrás do Pão dos Pobres. Beto Mattos dirigiu o clipe em conjunto com Maurício Borges de Medeiros. Ele afirma que a instalação foi escolhida para mostrar um gueto cultural em meio ao urbananismo. “Tem tudo a ver com a história do bairro Santana e com a letra da música, que fala de resistência”.

O clipe mostra os integrantes tocando com alegria em meio a imagens de santos e outros símbolos culturais. “Queremos expressar um caldeirão de nacionalidade e sincretismo que representa a cultura brasileira e a afro descendente”. A outra locação escolhida foi o bar Cidade Bossa. “Esta parte é em preto e branco, e lembra os filmes da década de 50, no estilo cinema no ar”, explica o diretor.


A Tribuwudu é uma das bandas que participam do DVD e do CD do projeto

A Tribuwudu tem 10 anos de estrada, com turnês nacionais e internacionais. Durante este tempo, lançou dois cds, participou de duas coletâneas, gravou dois vídeo clipes e fez muitos shows. Os integrantes do grupo definem a sua música como uma mistura de ritmos no liquidificador. “A gente toca MPB com Rock, mas sem deixar de lado o swing brasileiro”, esclarece Robson Serafini, guitarrista.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *