Lançada em maio, a Revista Já Energia traz o tema “Energia para Crescer”, abordando os desafios e estratégias para sustentar o crescimento da economia gaúcha. Confira na íntegra a primeira publicação da Editora Jornal Já da série especial Desenvolvimento do Rio Grande do Sul….
Desafios e estratégias para sustentar o crescimento da economia gaúcha
O maior desafio ao crescimento sustentável é a produção de energia. Impossível crescer sem energia. Quais são as demandas no Estado? Quais são as fontes disponíveis? Qual é a matriz atual? O que tem que mudar? Qual o custo ambiental? Quais os avanços na redução dos impactos?
Carvão, vilão ou solução?
O carvão aparece como o vilão ambiental quando se trata de fonte energética. Tem impacto na lavra, tem impacto no transporte, tem impacto na queima. No entanto, é a maior reserva de energia disponível. São 32 bilhões de toneladas, mais de 80% no Rio Grande do Sul. Qual o uso do carvão, hoje? Qual o seu papel na matriz energética? Até onde ele pode ir sem comprometer o ambiente? O que a tecnologia está fazendo para mitigar os impactos?
Hidrelétricas: onde está o limite?
É a principal fonte atualmente no Brasil e no Estado, mas tem suas limitações. Qual é a potência instalada hoje no Estado? Qual é o potencial medido? As PCH (pequenas usinas) podem se multiplicar? Quais os grandes projetos já previstos?
Outras fontes térmicas
O óleo combustível também carrega pesado ônus ambiental. Mas ainda é importante como energia complementar. O gás tem baixo impacto, mas vem de longe, de fonte externa. Outras alternativas.
Energias alternativas
Nos últimos cinco anos, a energia eólica saiu da fase experimental para tornar-se uma realidade na matriz energética. Os parque se multiplicam, a tecnologia avança rapidamente. As outras fontes limpas, como a energia solar, qual é o horizonte delas?
Confira:
Revista JA ESPECIAL ENERGIA – MAIO 2013
Revista Já Energia: Editora publica primeira edição de série especial
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário