Revitalização do Cais Mauá começa em junho de 2012

O projeto de revitalização do Cais Mauá finalmente parece sair do papel.
A prefeitura entregou nesta quarta-feira, 23, a primeira etapa do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), do projeto de revitalização do Cais Mauá. Com isso, em breve o Centro da Capital deixará de dar as costas ao Guaíba, devolvendo o contato da população com a orla.
O prefeito José Fortunati passou o EVU ao presidente da empresa Porto Cais Mauá do Brasil, José Munné, durante solenidade em que o governador Tarso Genro oficializou a transferência da área para o consórcio vencedor da licitação.
Também participam do encontro os arquitetos Fermín Vasquez e Jaime Lerner, executores do projeto para o novo cais.
As obras devem começar até junho de 2012. O investimento total previsto será de R$ 570 milhões. A entrega dos armazéns revitalizados deverá ser em 2014, antes da Copa.
O projeto compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais – pelo menos, dois museus.
Shopping subterrâneo
Além disso, haverá um shopping e um hotel. Três torres serão construídas, a mais alta delas terá 30 metros. A zona do Gasômetro ganhará um shopping subterrâneo – na beira do Guaíba, passarelas de madeira avançarão em toda a extensão do cais, ampliando o espaço.
A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de nove mil empregos diretos e indiretos na operação.
O projeto tem um modelo de concessão de 25 anos para a empresa Cais Mauá Brasil S.A. A revitalização da área seguirá o modelo já empregado no Porto de Barcelona, na Espanha, e de Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina.
“Conhecemos o trabalho dos espanhóis quando estivemos na Espanha, confiamos no trabalho que será feito. Este significado político de dar continuidade a um projeto do governo anterior, com parceria do governo federal e utilizando a experiência internacional, é muito importante”, ressaltou o governador Tarso Genro.
Sobre o muro da Mauá, a princípio os arquitetes responsáveis deverão mantê-lo. E na proximidade da Usina do Gasômetro, a Avenida Mauá será rebaixada e a praça Brigadeiro Sampaio passará por cima da via até o Guaíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *