Salve, salve a TVE e a FM Cultura: ato-show na Redenção sábado à tarde

Neste sábado, 5 de novembro, o parque da Redenção é palco de várias atividades programadas. Uma delas é o ato-show “Salve, Salve a TVE e a FM Cultura”, que ressalta o apoio da comunidade cultural e da sociedade às emissoras públicas gaúchas em um momento extremamente delicado para a Fundação Piratini.
Participam do evento os artistas Hique Gomes, Nelson Coelho de Castro, Richard Serraria, Gelson Oliveira, Antônio Villeroy, Frank Jorge, Mônica Tomasi, Thiago Ramil, Vera Lopes, Pamela Amaro, Glau Barros e Rita Costa, e os grupos musicais Tribo Brasil, Os Replicantes, La Digna Rabia e Maracatu Truvão.
O que mobiliza os artistas é, de um lado, a intervenção do governo Temer na direção da Empresa Brasil de Comunicação, o que representa uma ameaça de despejo à TVE e à FM Cultura. A nova gestão da EBC não renovou o contrato de permuta de conteúdos que garantia a permanência das emissoras gaúchas no prédio histórico do Morro Santa Tereza, que pertence à empresa. O valor altíssimo do aluguel cobrado agora pode significar a saída da rádio e da TV das instalações onde estão há 30 anos, sem definição de para onde seriam transferidas.
Outro motivo de preocupação é a atitude do governo Sartori, que vem apresentando projetos de privatização de instituições públicas por meio da transferência da gestão das fundações para Organizações Sociais (OS’s) – o PL-44 e o já em vigência Decreto 53.175.

Internamente, a Fundação Piratini já convive com uma OS criada para este fim. Segundo os servidores, a Associação de Amigos da TVE e da FM Cultura, surgida há poucos meses, por iniciativa de ex e atuais diretores da Fundação ligados ao governo Sartori, de imediato assinou um convênio que permite gerir pelo menos R$ 2,5 milhões captados via Lei Rouanet sem quaisquer mecanismos de controle público. A atuação da Associação é alvo de questionamentos do Ministério Público de Contas do Estado.
O ato-show é uma iniciativa do Movimento de Servidores da TVE e da FM Cultura, Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. O evento tem o apoio da CUT-RS e do Semapi – Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO:

Ato-show SALVE, SALVE A TVE E A FM CULTURA
Data: 5 de novembro, das 15h às 20h
Local: Parque da Redenção (ao lado da Reitoria da UFRGS)

Quem participa: Hique Gomes / Nelson Coelho de Castro / Richard Serraria / Gelson Oliveira / Antônio Villeroy / Frank Jorge / Mônica Tomasi / Thiago Ramil / Vera Lopes, Pamela Amaro, Glau Barros e Rita Costa / Tribo Brasil / Os Replicantes La Digna Rabia / Maracatu Truvão

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *