Santander Cultural promove discussões sobre cinema

Em sintonia com o 19º Encontro Anual da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema que acontece na Unisinos, o Santander Cultural abre uma série de debates sobre o cinema na segunda quinzena de outubro. Serão exibidos 12 títulos, dentro de cinco divisões temáticas, e a participação de estudiosos e críticos vai acrescentar qualidade ao evento.
O primeiro eixo temático, Alguma coisa sobre o real, traz três títulos que abordam a língua portuguesa, o tempo e o espaço em São Paulo e a modernidade da Carmem Miranda. São eles Língua – Vidas em português, de Victor Lopes; Em Trânsito, de Henri Gervaiseau e Carmen Miranda – Bananas is my business, de Helena Solberg e David Meyer.
A película Em Trânsito, de Henry Gervaiseau, terá sua estréia em Porto Alegre depois de ter recebido diversos prêmios na Jornada Internacional de Cinema da Bahia em setembro de 2005. A temática do filme é resultado de pesquisas do diretor sobre as dificuldades de viver em uma grande metrópole como São Paulo. Gervaiseau estará em Porto Alegre para uma sessão comentada especial do filme que segue a escola de Eduardo Coutinho, o mais importante e reconhecido documentaria brasileiro da atualidade.
Diálogos exibe dois filmes contemporâneos que utilizam a metalinguagem em seus roteiros. São eles Má Educação, de Pedro Almodóvar e O Homem que Copiava, de Jorge Furtado.
Tempos de Renovação, traz dois mestres franceses revolucionários da estética cinematográfica: Robert Bresson, diretor de Pickpocket e Jean-Luc Godard (foto), com Made in U.S.A.
O cinqüentenário de duas consagradas películas brasileiras será o mote das discussões de Riquezas do Brasil, que apresenta Rio, 40 graus, do diretor Nelson Pereira dos Santos e Mulher de Verdade, de Alberto Cavalcanti.
E finalmente, os road-movies, seu desenvolvimento e o cinema uruguaio estarão em debate no eixo Em direção à América Latina, que exibe O caminho das nuvens, de Vicente Amorim; Histórias mínimas, do argentino Carlos Sorín e o uruguaio Whisky, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll.
Programação
15 out – sábado
15h Pickpocket
17h Made in U. S. A.
19h Mulher de verdade
16 out – domingo
14h30 O homem que copiava
17h Rio, 40 graus
19h Má educação
17 out – segunda
15h Língua – Vidas em português
17h Má educação
19h Em trânsito
Sessão Comentada com Henri Gervaiseau
18 out – terça
15h Língua – Vidas em português
17h O caminho das nuvens
19h Carmen Miranda – Bananas is my business
Sessão Comentada com João Luiz Vieira
19 out – quarta
14h30 Língua – Vidas em português
17h O homem que copiava
19h Má educação
20 out – quinta
15h Língua – Vidas em português
17h Má educação
19h O homem que copiava
Sessão Comentada com Leandro Saraiva
21 out – sexta
14h30 O homem que copiava
17h O caminho das nuvens
19h Made in U. S. A.
Sessão Comentada com Alfredo Manevy
22 out – sábado
15h Carmen Miranda – Bananas is my business
17h O caminho das nuvens
19h Rio, 40 graus
Sessão Comentada com Mariarosaria Fabris
23 out – domingo
15h Má educação
17h Mulher de verdade
19h Pickpocket
24 a 28 out – segunda a sexta
15h Histórias mínimas
17h Whisky
19h Whisky

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *