Sarau lança livro e CD sobre a Casa do Artista Riograndense

Livro conta história da instituição. Foto: Gilberto Menegaz/ Divulgação

No dia 29 de setembro, a partir das 15h, o tradicional Sarau da Casa do Artista Riograndense (CAR) marca a apresentação ao público do resultado de um importante projeto aprovado pelo Fumproarte da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre em 2014. Na data, ocorre o lançamento da obra Casa do Artista Riograndense: memória viva do radioteatro em Porto Alegre: um abrigo de muitas histórias (128 págs., R$ 30,00).

O livro com a história da instituição tem pesquisa da museóloga formada pela UFRGS Carla Beatriz Menegaz. A publicação ainda é acompanhada por um CD encartado, com peças de radioteatro desenvolvidas por moradores da CAR e artistas veteranos da Era de Ouro do Rádio, que tiveram produção do músico Marcelo Delacroix.

A autora baseou-se em documentos, fotografias antigas, recortes de jornais e revistas e nos depoimentos dos personagens que fizeram parte desta trajetória. “Este é, portanto, um registro inicial, um fragmento, que ao ser divulgado almeja fortalecer e dar impulso para a criação de um memorial que ajude a preservar e dar visibilidade a esse abrigo de muitas histórias”, avisa Carla.

Capítulo sobre radioteatro

O título tem apresentação assinada pelo atual presidente da Casa do Artista Riograndense, Luciano Fernandes, e prefácio do radioamador Ivan Dorneles Rodrigues. A obra tem colaboração da professora de Artes Cênicas da UFRGS Mirna Spritzer, com um capítulo sobre radioteatro, tema no qual se especializou.

Uma cota da tiragem da publicação será destinada a entidades culturais do Rio Grande do Sul. Os demais exemplares serão comercializados ao valor de R$ 30,00 para contemplar uma das finalidades do projeto: gerar renda para a Casa. O evento de lançamento – com apresentação de radioteatro ao vivo pelos artistas que participaram do CD e a participação especial do ator Sirmar Antunes – tem entrada franca, mas a CAR aceita doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, para contribuir com o bem-estar dos moradores.

Casa do artista- Mansão Villa Rocco. Crédito: Acervo Particular Família Rocco

Serviço:

LANÇAMENTO LIVRO + CD

Sábado, dia 29 de setembro, às 15h

Sarau da Casa do Artista Riograndense

(Rua Anchieta, 280) – Bairro Glória – Porto Alegre/RS

Informações: radioteatrocasadoartista@gmail.com

Entrada franca

Sobre a publicação:

Produção editorial – organização, pesquisa e texto: Carla Beatriz Menegaz

Projeto gráfico e supervisão editorial: Gilberto Menegaz

Revisão ortográfica: Rosana Maron

Sobre o CD:

Produção, edição, montagem e sonoplastia: Marcelo Delacroix

Textos: Wilson Roberto Gomes

Radioatores: Maria Ieda Rothermel, Mariza Fernanda, Margarida Linera, Joemy Garcia, Carlos La Porta (in memoriam)

Locuções: Wilson Roberto Gomes e Maria Ieda Rothermel

Contrarregra: Carlos Silveira Borges (in memoriam)

Técnica: Léo Bracht – gravado no Transcendental Estúdio, de Porto Alegre, em setembro de 2015.

Radioteatro: Uma das principais atrações da Casa do Artista Riograndense são as apresentações de radioteatro ao vivo, escritas pelo residente mais antigo da CAR, Wilson Gomes. Desde a juventude, ele escreveu, atuou e produziu histórias para esta forma artística tão rara e pouco valorizada atualmente.

Sobre a Casa do Artista Riograndense:

Fundada em 1949 pelo radialista e músico Antônio Francisco Amabile (conhecido como Piratini), com o apoio de artistas de diversas áreas, a CAR é uma entidade não governamental, assistencial sem fins lucrativos, qualificada como de utilidade pública municipal e estadual. Tem por finalidade prevista em seu Estatuto Social oportunizar abrigo para artistas com mais de 60 anos em situação financeira instável. Oferece gratuitamente moradia e alimentação, sempre buscando propiciar condições de bem-estar, lazer e cultura para os idosos que nela residem. Teve a saudosa atriz Carmem Silva como uma das primeiras associadas e depois como presidente de honra, pelos seus esforços na manutenção da instituição. Agora, Sirmar Antunes e Zé da Terreira são dois de seus moradores atuais mais ilustres.

 

 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *