Robaina denuncia privatização da segurança pública
Roberto Robaina, candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSOL/PCB, os problemas nas finanças públicas do Estado não podem ser uma desculpa para a “privatização da política de segurança pública”.
O candidato fez sua crítica durante o debate sobre o tema promovido pelo Instituto Cultural Floresta, na Assembleia Legislativa.
“O quadro que nós temos hoje é muito grave. Temos uma lógica que é a redução do Estado social e aumento do Estado penal. Como o Estado de modo geral tem uma crise fiscal, nós estamos dando um salto para a privatização da política de segurança pública e somos muito críticos a isso”, afirmou.
Robaina se referia à Lei aprovada na Assembleia Legislativa na semana passada, proposta pelo Instituto Cultural Floresta, que garante a empresários a dedução de valores devidos de ICMS para compra de bens às forças policiais. O PSOL, com o deputado Pedro Ruas, foi o único partido a votar contra a proposta.
Rossetto participa do debate do SESCON-RS
O candidato da Coligação Rio Grande Justo PT/PCdoB-RS ao Governo do Estado, Miguel Rossetto, participou nesta terça-feira (21) de debate do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (SESCON-RS), realizado em parceria com a Rádio Guaíba e mediado por Nando Gross. No período de quatro blocos, Rossetto e os demais candidatos responderam perguntas de tema livre, segurança, saúde, educação, funcionalismo, desenvolvimento econômico e social, finanças e déficit público.
“A crise do Rio Grande do Sul é grave e quem sofre é a maioria do povo gaúcho. Nossas escolas estaduais estão abandonadas, a saúde tem gravíssimos problemas, os gaúchos vivem com medo”, afirmou Rossetto em sua fala inicial, destacando, ainda, que atualmente no Estado são 510 mil desempregados, e que o governo atual nem sequer paga os salários em dia.
“Isso não pode continuar, nós temos que mudar esta situação e é por isso que eu sou candidato a governador e quero que o presidente Lula volte a governar o Brasil. O Rio Grande voltar a crescer, ter trabalho e emprego é prioridade, e para isso nós vamos recuperar a boa escola pública, o povo gaúcho vai viver sem medo, em paz e tranquilidade, com uma saúde pública de qualidade e próxima do nosso povo”.
Jairo Jorge apresenta suas propostas para empresários
O candidato a governador, Jairo Jorge (PDT), participou de reunião-almoço nesta semana, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS). Ele e o candidato a vice, Cláudio Bier (PV), foram recebidos pelo presidente da entidade, Aquiles Dal Molin Júnior, e diretoria.
Jairo Jorge ouviu o reconhecimento dos empresários pela gestão realizada durante os dois mandatos como prefeito de Canoas. “Vimos várias obras sendo feitas e uma região da cidade se transformando num novo centro comercial e residencial, fazendo a economia girar”, declarou Aquiles Dal Molin.
“Sua gestão em Canoas foi transformadora e a gente vê com bons olhos suas ideias para o Rio Grande”, afirmou Carlos Schettert, diretor da Nex Group.
Eduardo Leite apontou rumos para o RS sair da crise.
No Sescon-RS aconteceu mais um debate entre os candidatos ao governo do Estado. Eduardo Leite (PSDB) se comprometeu em pagar os servidores em dia no primeiro ano de seu governo, e deu o exemplo da gestão que realizou como prefeito de Pelotas, quando mudou a data do pagamento do funcionalismo, na época, no 5º dia útil do próximo mês, para ainda dentro do mês de trabalho.
Leite afirmou que o equilíbrio fiscal é obrigação do governo e assumiu o compromisso do pagamento do funcionalismo, porque sabe que é possível colocá-lo em dia. E, que, além disso, os servidores merecem ser honrados e precisam receber adequadamente para que a população também receba bons serviços.
Ele defendeu que parcerias com o setor privado, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, é um dos fatores que podem ajudar o Rio Grande do Sul a gerar empregos, riquezas e renda, e a retomar a competitividade.
Segurança, economia, soluções para sair da crise: a rotina dos candidatos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário