Servidores apontam Yeda como face da destruição

Por Pedro Lauxen

Outdoor com imagem da governadora será espalhado pelo Estado.
Acabou o suspense. O rosto que aparecia encoberto em 300 outdoors espalhados pelo Estado foi revelado hoje, em manifestação organizada pelo Cpers e outros nove* sindicatos de servidores públicos. O ato, que reuniu centenas de trabalhadores e estudantes, teve início às 16h, no Parque da Harmonia, aonde se reuniram todas as entidades envolvidas na campanha que começou há 15 dias.
Depois de discursos contra a política do executivo estadual, os sindicalistas substituíram um banner com a imagem distorcida por outro, com a foto da governadora Yeda Crussius e a inscrição “essa é a face da destruição no RS”. A partir de amanhã, 400 outdoors com a nova imagem serão espalhados pela capital e interior.

Presidente do Cpers mostra chapéu com temas da campanha.
Os organizadores da campanha também distribuíram mil máscaras com o rosto de Yeda e outras mil placas com os dizeres “arrocho salarial”, “destruição”, “corrupção”, “autoritarismo”, “mentira” e “violência”. Após a revelação, os manifestantes se dirigiram em marcha que durou 45 minutos até a Esquina democrática, aonde entregaram panfletos da campanha.
Durante a semana, o Piratini estudou uma medida judicial a ser adotada para que as novas propagandas não sejam colocadas nas ruas. Sob a justificativa de que o conteúdo seria muito ofensivo e atacaria a honra da governadora. No entanto, o executivo resolveu aguardar a publicação das peças para tomar alguma atitude neste sentido. “O chapéu serviu direitinho”, sugeriu Rejane de Oliveira, presidente do Cpers, ao comentar a reação do Palácio.

Trabalhadores se deslocaram pela Borges até a esquina democrática.
Segundo Rejane, este tipo de manifestação é única forma de chamar a atenção do governo. “Estamos exercendo o nosso direito através de um mecanismo democrático e desempenhando um papel importante de sermos a voz da sociedade”, afirmou. Ela não teme que algum instrumento jurídico possa frear a mobilização. “Se quiserem calar os servidores, eles certamente serão derrotados”, sentenciou.
*Os nove sindicatos que assinam a campanha juntamente com o Cpers:
SEMAPI – Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais
SIMPE-RS – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS
SINDET-RS – Sindicato dos Servidores do Detran do RS
SINDIÁGUA-RS – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul
SINDSEP-RS – Sindicato dos Servidores Públicos do RS
SINDICAIXA – Sindicado dos Servidores da Caixa Econômica Estadual do RS
UGEIRM – Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia
SINDIJUS – Sindicato dos Servidores da Justiça do RS
FEEB-RS – Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul