Sessão na Câmara marca 160 anos da Associação Comercial

O presidente da Associação Comercial Paulo Afonso Pereira lembrou momentos marcantes dos 160 ano da Associação Comercial de Porto Alegre, durante a homenagem prestada na sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 15.

A proposta do vereador Adeli Sell (PT) teve como objetivo dar reconhecimento e valorização aos trabalhos prestados à cidade por esta entidade ao longo de sua história e contou com manifestações de apoio de todos os parlamentares presentes em plenário.

A Associação Comercial de Porto Alegre fundada em 14 de fevereiro de 1858 é a mais antiga entidade empresarial da Capital gaúcha e a quinta entidade associativa civil de comércio a ser criada no Brasil.

Em 2016, com a posse de Paulo Afonso Pereira, foi retomada sua importância histórica e a dimensão institucional, quando a entidade passou novamente a contar com um presidente exclusivo.

O último dirigente que exerceu com exclusividade a presidência foi Alberto Bins, entre 1924 e 1928, antes de se tornar prefeito de Porto Alegre.

Em seu pronunciamento no plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores, Pereira, disse que a entidade retoma o fio de sua rica história, mas com um olhar contemporâneo. “Por isso, estamos criando projetos, promovendo ações, que atendam aos novos interesses dos nossos associados, principalmente os médios e pequenos.”

Ele ressaltou a atuação da entidade em toda sua existência para o desenvolvimento econômica da Capital gaúcha. “Durante décadas, a Associação Comercial travou guerra contra o contrabando, originário principalmente do porto de Montevidéu. Reivindicou uma tarifa especial de importação para o Rio Grande do Sul, que foi obtida após longas tratativas.”

Outra frente de atuação foi em favor das condições dos transportes – dragagem e sinalização da Laguna dos Patos e do Guaíba, melhoramento e abertura da barra de Rio Grande e ferrovias, conforme Pereira.  “A Associação Comercial apoiou e estimulou o nascimento da indústria gaúcha. Sediou a primeira mostra industrial de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, em 1861 e a decisão de criar a Viação Aérea Rio-Grandense, a nossa Varig, em 1927, nasce dentro da entidade.”

Em sua fala, o vereador Adeli Sell salientou o engajamento da Associação para a renovação e para o desenvolvimento da cidade, destacando-se casos como o de enchentes, incêndios, sinalização do Guaíba, incentivo às ferrovias, combate ao contrabando e à leniência de governos. “Não é uma mera entidade associativa”, destacou o vereador.

Segundo ele, lembrar da Associação Comercial era uma obrigação primordial, pois foi essencial para o progresso municipal. “Sempre foi uma instituição atuante”, afirmou.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *