Tiroteio político na "guerra do Rio"

Geraldo Hasse*
O senador Pedro Simon, voltando de uma derrota eleitoral no Sul, onde seu candidato José Fogaça perdeu para Tarso Genro – e seu amigo, o ex-governador Germano Rigotto, perdeu na reta final o que lhes parecia uma vaga certa para o Senado –, reapareceu semana passada na tribuna do Senado dizendo que a presidenta eleita Dilma Rousseff devia ir ao Rio para ver como são as coisas.
Antiga referência de bravura do PMDB, o velho senador colocou seu ressentimento a serviço de uma provocação de alto coturno. Ajudou assim a deixar claro que a chamada guerra ao tráfico carioca é uma jogada de múltiplo efeito para:
1 – tranquilizar a Fifa quanto à Copa 2014;
2 – dizer à Dilma que não suba nas tamancas porque…
3 – …o poder é civil…
4 – …mas a força é militar…
5 -…e o PMDB do ministro Jobim está engajado nessa luta para o que der e vier…
6 -…e, se continuar fazendo tudo certinho, o governador carioca será candidato presidencial em 2014.
Enquanto isso, até agora, nenhuma palavra sobre o combate à produção e o consumo de drogas. Devemos entender que, com a desarticulação do tráfico, o mercado drogueiro vai se extinguir por si mesmo? Então tá.
Como escreveu o cientista político Antonio Carlos Medeiros, o governo Dilma já começou. Com Mantega na Fazenda e Jobim na Defesa.
Antes mesmo de voltar pra arquibancada, Lula aflito mandou recados:
“Na dúvida, Dilminha, caia nos braços do povo”.
Quem não se lembra? Foi entre trabalhadores da Petrobras que o presidente buscou alento e amparo quando seu governo balançou diante das primeiras trapalhadas do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, em 2004.
A diferença é que Lula construiu sua popularidade entre macacões operários, enquanto Dilma se fez nos gabinetes, onde aliás passou grande parte do tempo nas quatro semanas após a eleição.
Como a eleita pelo povo vai sair desse fogo cruzado?
LEMBRETE DE OCASIÃO
“POBRE, NO MORRO,
É CASO DE POLÍCIA,
SE ESCAPA DELA,
É PRESA DA MILÍCIA.”
(Jeronimo Jardim, “Caso de Polícia”)
*Publicado no Século Diário

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

  1. Avatar de GdL
    GdL

    grande guerra
    qual é a previsão de termino!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *