Ao longo da semana, a reportagem do JÁ procurou a Comunitas, para esclarecer sua atuação junto à Prefeitura de Porto Alegre..
A posição da organização é a seguinte: ninguém fala. A assessoria de imprensa da Comunitas solicitou que encaminhássemos as perguntas por email.
Na primeira troca de emails, não foram respondidas todas as perguntas. Desta forma, reenviamos algumas questões. As respostas estão no final deste texto.
A Comunitas é responsável pelo Banco de Talentos, que faz a seleção de cargos de direção da prefeitura, como CCs, diretores de órgãos do municípios e secretários adjuntos.
É a Comunitas que contrata a Falconi Consultores de Resultado, através do acordo de cooperação firmado com o Poder Público para implantação do programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável.
À Falconi cabem alguns dos principais projetos da gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior: a reforma administrativa, o programa de metas da gestão e o equilíbrio fiscal.
A reportagem procurou também a Falconi. Desde quarta-feira, estamos em contato com a assessoria de imprensa da empresa, que deve se manifestar na próxima segunda-feira.
Confira a íntegra das respostas da Comunitas:
Como se deu a escolha da Falconi? Foi uma escolha da Comunitas ou da prefeitura?
No contrato, está previsto que a Comunitas pode captar recursos para o programa, desde que comprovado que todo o recurso seja utilizado no programa. Qual o valor já captado até o momento?
O contrato prevê ainda a nomeação de um padrinho em cada cidade em que o Juntos é implementado. Quem é o padrinho em Porto Alegre?
Qual a composição do Comitê de Líderes Locais?
Quem foram os/as doadores/as e quais os valores das doações?
A Prefeitura de Porto Alegre repassou algum recurso à Comunitas? Se sim, quanto? Se não, qual o interesse da ONG em trabalhar de graça para o Município?
POSICIONAMENTO COMUNITAS
PARCERIA COM PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
A Comunitas é uma organização da sociedade civil independente criada em 2000 que tem como causa o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos. Um dos seus projetos, o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, criado em 2012, ajuda municípios a aprimorar a gestão pública a partir de articulação de alianças inovadoras intra e intersetoriais.
O acordo de cooperação realizado com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da parceria técnica com a Falconi Consultores de Resultado trata-se de uma doação inserida no Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável e contempla o diagnóstico dos principais desafios da cidade.
O programa não depende do repasse da prefeitura em nenhum dos 14 municípios onde atua e sim de investimento resultante da coalisão de líderes empresarias que contribuem para o projeto sem nenhuma contrapartida. As escolhas dos consultores e parceiros é baseada em critérios técnicos estabelecidos pela Comunitas com base em sua expertise em gestão pública.
Os membros do Comitê de Líderes do Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável constam no site da organização e são de acesso público.
Vale ressaltar que todo o trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre – e demais Municípios onde a Comunitas atua – seguiu as normais legais e foi pautado na ética e na transparência, valores mandatórios em qualquer projeto da organização.
Perguntas enviadas na sexta-feira, 7, e respectivas respostas.
O contrato prevê que a Comunitas pode captar recursos para o programa. O prefeito Marchezan disse que o valor captado está no site da Comunitas, porém, não consegui localizar. Qual o valor já captado até o momento?
A missão da Comunitas é apoiar o aprimoramento da gestão pública municipal e, consequentemente, a melhoria dos serviços prestados à população. Isso acontece por meio de uma coalizão entre iniciativa privada, sociedade civil, líderes públicos e privados, através de uma governança compartilhada.
O contrato prevê ainda a nomeação de um padrinho em cada cidade em que o Juntos é implementado. Quem é o padrinho em Porto Alegre?
Não há menção a nomeação de um padrinho no contrato. Há na metodologia do Juntos a opção de existir esse papel, sendo o padrinho um membro do comitê de líderes que acompanha mais de perto as atividades com olhar estratégico garantindo que os princípios e valores da governança estejam presentes. Esse papel, no entanto, não existe em Porto Alegre.
O Comitê de Líderes está no site da Comunitas. O plano de trabalho prevê também um Comitê de Líderes Locais, qual a composição do Comitê de Líderes Locais?
O Comitê de Líderes nacionais atua em diálogo com líderes empresariais locais e entidades da sociedade civil, e, juntos, formam o Núcleo de Governança, fundamental para a sustentabilidade das ações na cidade.
Transparência em Porto Alegre: as perguntas que a Comunitas não responde
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário