Tribo Guaianazes elege sua primeira rainha no carnaval de Porto Alegre

No último domingo, foi eleita a corte do Carnaval de Porto Alegre, no Porto Seco. A nova rainha do carnaval é Raquel Sampaio, candidata da Tribo carnavalesca Os Guaianazes. A corte é completa pelas princesas Tayná Viera, da Acadêmicos de Gravataí e Ilana Xavier, da Restinga. O rei momo continua sendo Mauricio Mello, eleito em 2016.
A grande novidade da edição 2017 foi a escolha de uma representante de um tribo carnavalesca como rainha.  Em seu discurso, Raquel destacou o fato de ser a primeira rainha eleita pela Guaianazes.
Geralmente, a eleita representa alguma escola de samba. O presidente da LIESPA (Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre) Juarez Gutierres acredita ser um fato inédito. “Eu não lembro de outra vez em que isso aconteceu. Pelo menos desde 1990 é a primeira vez”, afirmou.
Pesquisador e coordenador do setor de imprensa do Museu Hipólito da Costa, Carlos Roberto da Costa Leite, o Beto, também não recorda outra rainha de tribo. “Nos surpreendeu, porque geralmente as rainhas são das grandes escolas e este ano foi de uma tribo. É importante porque resgata as tribos, que já tiveram muito mais importância no carnaval.”
Apesar de surpreso com a escolha, Beto, que desfila pela escola Bambas da Orgia, diz que já brincava com esta escolha há alguns anos. “A Raquel já trabalhou aqui no museu e causou furor, por ser muito bonita. Eu já mexia que ela ia ser rainha do carnaval.”
Tribos já foram destaque do carnaval de Porto Alegre
Tradicionais representantes dos desfiles carnavalescos da capital, as tribos estão hoje em situação de muito menor relevância do que já tiveram. Principalmente nas décadas de 50 e 60, eram elas as responsáveis pelos principais desfiles pelas ruas do centro da capital. Arachaneses, Aymorés, Caetés, Tapuias, Tapajós, Xavantes, Tupinambás… Com o tempo e a influência do modelo de carnaval carioca em diversos locais do país, incluindo Porto Alegre, as tribos foram perdendo espaço.
Atualmente, restam apenas duas tribos: Os Comanches e Os Guaianazes, ambas fundadas em 1959. Elas desfilam juntamente com as escolas de samba do grupo de acesso.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *