Uma denúncia: por que não andam as obras do aeroporto

Henrique Wittler
Prezados:
Saiu dia 08/07/2014 no Jornal do Comércio, artigo de minha autoria onde exponho os reais motivos do porque ninguém da andamento as obras do Aeroporto Salgado Filho.
Ocorre que alguns políticos decidiram que entre a manutenção do Salgado Filho e a especulação imobiliária, o mais interessante seria o enriquecimento dos especuladores.
São tão covardes, estes que assim decidiram que nunca disseram a verdade, começaram com histórias e com a divulgação sobre a construção de novo aeroporto.
Os autores da destruição do Salgado Filho tiveram a complacência dos que se omitiram.
O governo do Estado, o governo municipal e um lote de politiqueiros dos governos Estadual e Municipal foram de certa forma complacentes com o assunto.
Sobre este assunto a uns anos atrás pedimos para o Comandante da Base aérea de Canoas que viesse a Câmara Municipal de Porto Alegre para esclarecer o assunto, ele veio e foi contundente no que disse e no alerta que fez.
Dias depois de seu pronunciamento á Câmara, um grupo de Vereadores e Deputados foram a Brasília pedir providências contra o Comandante e o mesmo foi substituído e afastado do Estado.
Quem pagara a conta seremos nós. São 18 bilhões que serão gastos nesta construção.
Um alerta: Pretendem muitos destes destruidores transformar a área do atual Salgado Filho em área particular para exploração imobiliária.
Cabe a Polícia e Promotorias investigarem, quem ganho dinheiro com as obras de ruas e loteamentos que estão saindo nos fundos do aeroporto, junto ao Salgado Filho, obras estas municipais função da boataria (os mesmos destruidores criaram) criada de ampliação da pista. Muita área de banhado foi adquirida um pouco antes das obras.
Artigo publicado no Jornal do Comércio de 08/07/2014
Negligência na destruição do Salgado Filho
Henrique Cezar Paz Wittler
Seguidamente, a imprensa questiona a paralisação das obras do aeroporto Salgado Filho sem, no entanto, citar os porquês ou causas, mesmo sendo de conhecimento destes representantes da mídia os reais motivos.
Em 2005, um representante da Aeronáutica entregou ao prefeito José Fogaça (PMDB) e seu vice, José Fortunati (PDT), cópia da portaria que liberava a utilização do aeroporto conforme o plano de segurança apresentado pela prefeitura.
A referida portaria, que levou o número 68/DGCEA, de 2 de maio de 2005, no art. 6º cita o Anexo D, que inclui uma centena de obstáculos que deveriam ser removidos, entre eles um edifício na rua Quintino Bocaiúva, próximo a 24 de Outubro, que ultrapassava a altura limitada pela segurança dos voos em 36,20 m.
Além de não atender o acordado, o prefeito e seu vice encaminharam à Câmara de Vereadores projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Pddua) de Porto Alegre, muito mais agressivo, contrariando o que determinava a citada Portaria para a altura máxima dos prédios.
Mesmo antes da aprovação do novo Pddua, passaram a liberar construções mais elevadas, muito além das citadas no Anexo D, gerando, com este procedimento, uma agressão às normas de segurança de voos tanto brasileiras quanto as internacionais, possibilitando uma possível interdição do aeroporto para voos de aeronaves de maior porte.
Desta forma, a administração municipal, apoiada em seus vereadores, começou a tratar o Salgado Filho como descartável, até chegar aos dias atuais, em que a situação é constrangedora.
Alguns meses atrás, um comandante da TAP, que faz o voo Porto Alegre/Portugal, declarou à imprensa que os voos eram deficitários, porque a pista só permitia decolagem com menos de meia carga. Porém, de nada adiantaria aumentar a pista, pois são os obstáculos que determinam o tipo e a carga da aeronave.
O Exército até hoje não assumiu esse projeto por conhecer muito bem o assunto e, dessa forma, evita assumir a responsabilidade por um erro que lhe estão a induzir.
Todo problema teria sido resolvido se a administração Fogaça tivesse freado o desenvolvimento de edifícios elevados em locais impróprios à segurança de voo no lugar de liberar abertamente a construção dos mesmos, que só beneficiou aos especuladores imobiliários.
Hoje, construir um novo aeroporto custaria não menos do que R$ 18 bilhões, e todo e qualquer investimento no atual é considerado como botar dinheiro fora.
Engenheiro civil
Foto: ABERTURA DE RUAS BENEFICIAM ESPECULAÇÃO A.jpg

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