A Câmara Municipal de Porto Alegre elegeu na tarde desta segunda-feira, 11/12, a sua mesa diretora para o ano de 2018. Presidirá a casa o vereador Valter Nagelstein (PMDB). A eleição seguiu o acordo firmado no começo da nova legislatura, quando líderes e vereadores da base do governo e do bloco independente já acordaram quem seriam os presidentes até 2020. Nagelstein derrotou o candidato da oposição (PT-PSOL) Marcelo Sgarbossa por 28 votos a sete. Sgarbossa (PT) concorreu a todos os cargos, mas foi derrotado.
Completarão a mesa diretora a vereadora Mônica Leal (PP) eleita 1ª vice-presidente, os vereadores Mauro Pinheiro (Rede) como 2ª vice-presidente, Clàudio Janta (SDD), como primeiro secretario, Paulinho Motorista (PSB) na segunda secretaria e José Freitas (PRB) na terceira.
Em 2018, projetos importantes e polêmicos como a revisão de isenções do transporte coletivo e alteração no IPTU da cidade estarão na pauta da casa. Nagelstein terá a missão de coordenar e mediar as ações entre legislativo e executivo. Prometeu seriedade e imparcialidade: “vou respeitar o regimento interno da casa, aprofundar as discussões sobre os temas que pra cá vierem e envolver a sociedade porto-alegrense”.
Sobre a relação conflituosa do prefeito e vereadores, acentuada ainda mais no segundo semestre, o novo presidente da Câmara afirmou que cabe ao prefeito melhorar o quadro: “O governo deve tomar lições de 2017 pra melhorar sua relação com a Câmara, mas isso não cabe ao presidente da casa. A mim cabe manter a imparcialidade”.
Valter Nagelstein está no terceiro mandato como vereador, sendo o mais votado de sua bancada, o PMDB em 2016, com 9,3 mil votos. Durante os governos Fogaça e Fortunati foi secretário de Indústria e Comércio e do Urbanismo.
Na tarde desta segunda também foi eleita a nominata das seis comissões permanentes do Legislativo, com os seguintes vereadores:
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Adeli Sell (PT), Clàudio Janta (SDD), Dr. Thiago Duarte (DEM), Ricardo Gomes (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Mendes Ribeiro (PMDB) e Rodrigo Maroni (PODE).
Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor)
Airto Ferronato (PSB), Felipe Camozzato (Novo), Idenir Cecchim (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Mauro Zacher (PDT).
Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab)
Dr. Humberto Goulart (PTB), Fernanda Melchionna (PSol), Paulinho Motorista (PSB), Professor Wambert (PROS), Roberto Robaina (PSol) e Luciano Marcantônio (PTB).
Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece)
Alvoni Medina (PRB), Reginaldo Pujol (DEM), Cassiá Carpes (PP), Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PSD).
Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana ( Cedecondh)
Moisés Maluco do Bem (PSDB), Comandante Nádia (PMDB) ,João Bosco Vaz (PDT), Marcelo Sgarbossa (PT), Mônica Leal (PP) e Prof. Alex Fraga (PSol).
Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM)
Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), José Freitas (PRB), Mauro Pinheiro (Rede), Cássio Trogildo (PTB) e Paulo Brum (PTB).
Valter Nagelstein assume presidência de Câmara de Vereadores em 2018
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário