Vara criminal da Capital faz sua primeira videoaudiência

O juiz da 2ª Vara do Júri, Felipe Keunecke de Oliveira, conduziu nesta sexta-feira (14/10) a primeira videoaudiência realizada na Capital. Foram ouvidos dois homens que estão no Presídio Central acusados da morte de um homem e de uma tentativa de homicídio.
Esta é a primeira etapa do projeto-piloto da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) para realizar audiências criminas sem a presença dos réus nos Foros, evitando assim custos, deslocamentos e ausências.
O magistrado acredita que a novidade vai agilizar o andamento dos processos, pois o novo sistema resolverá parte do problema da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) de não apresentar todos os réus para as audiências: “Desde que assegurado o direito do réu e ele saiba o que está acontecendo, este tipo de interrogatório ajudará muito, principalmente na Vara do Júri, onde temos muitos réus presos de dependemos do interrogatório para finalizar uma parte importante do processo.
Para a promotora de Justiça Sônia Eleni Corrêa Mensch, que participou da videoaudiência, “este tipo de interrogatório já deveria ter começado antes, tanto pela celeridade do processo quanto pela segurança dos envolvidos, inclusive, do próprio réu”.
O defensor público Marcelo Candiago, que faz a defesa dos réus ouvidos hoje, aprovou a experiência inédita. “O uso da tecnologia impõe celeridade e com a experiência de hoje vi que se mantém as garantias de conversar com os réus de forma reservada”, afirmou o defensor.
O projeto de videoaudiências foi criado pela CGJ como uma alternativa para dar celeridade aos julgamentos devido ao grande número de audiências adiadas na Capital e Região Metropolitana. De acordo com levantamento feito pela Corregedoria, já chega a 50% o número de audiências não realizadas porque os réus não foram apresentados pela SUSEPE.
(Com informações do TJRS)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *