Diante das crescentes reclamações da população quanto à pontualidade, qualidade e segurança do transporte público em Porto Alegre, o mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) desenvolveu o aplicativo “Fiscaliza TU”, que permite a cada passageiro que tenha um telefone móvel tornar-se um fiscal.
O lançamento do aplicativo será na segunda-feira (27), a partir das 8 horas, nas paradas de ônibus do Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público.
O ‘Fiscaliza TU’ é uma ferramenta para denunciar as irregularidades e as dificuldades do cotidiano encontradas não só pelos passageiros, mas também pelos rodoviários insatisfeitos com as condições de trabalho.
Ônibus que não cumprem a tabela de horários, depois ficam superlotados, assaltos, violência e assédio a mulheres no trajeto fazem parte da rotina de quem depende do transporte público.
Números estranhos
“As reclamações em relação ao descumprimento da tabela horária nos ônibus da capital tem se intensificado muito nos últimos anos. É muito estranho que a EPTC aponte o índice de cumprimento de 92,5% – porcentagem próxima à excelência operacional! Há um descompasso nessa informação que precisa ser verificada”, diz a vereadora.
Além disso, a Prefeitura fala em reduzir o número de linhas “quando, na verdade, temos informações duvidosas em relação à própria frota operante”, disse Fernanda.
Relatório será divulgado
O Fiscaliza TU estará disponível para celulares do sistema Android (http://goo.gl/0VRrMp) a partir dessa segunda-feira (27). O aplicativo também pode ser acessado pelo site www.fernandapsol.com.br/fiscalizatu.
Melchionna espera que o uso da ferramenta, que abrange todas as linhas de ônibus da Capital, contribua para melhorar o sistema de transporte.
Ao final do primeiro mês de fiscalização, será elaborado um relatório para auxiliar na busca de melhorias do transporte público. Os dados obtidos serão então divulgados à população e confrontado com os dados da EPTC.
Aumento da tarifa
A Bancada de Oposição na Câmara Municipal, liderada por Fernanda, entrou com uma representação no Ministério Público de Contas que está sendo utilizada na Inspeção Especial da tarifa do transporte pelo Tribunal de Contas do Estado.
O diretor da EPTC, convidado duas vezes a comparecer na Cuthab (Comissão de Urbanismo, Transporte e habitação) da Câmara Municipal, enviou técnicos no seu lugar. Agora está sendo convocado a responder questionamentos dos vereadores.
“Não podemos compactuar com um aumento abusivo das tarifas, sem que, primeiro, se abra a caixa-preta que é hoje a planilha tarifária do transporte público, e, segundo, se melhore a qualidade da frota, tanto em relação à infraestrutura quanto à assiduidade dos ônibus”, afirma Melchionna.
Vereadora lança aplicativo para fiscalizar horários de ônibus
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “Vereadora lança aplicativo para fiscalizar horários de ônibus”
-
Ganhe até 25 reais em duas viagens usando o código 7zfg62e2ue no uber e até 30 reais no cabify com o código fernandaf1256.
Deixe um comentário