Walmart fecha mais dois supermercados de vizinhança em Porto Alegre

Mais dois supermercados com a bandeira Nacional fecham as portas nesta terça-feira em Porto Alegre. Segundo a agência Estado fecha também uma loja de vizinhança da bandeira TodoDia, cujo endereço não foi fornecido.
Todos pertencem à rede  Walmart. Trezentos funcionários foram dispensados, segundo a mesma fonte.
Nos dois endereços (avenida Wenceslau Escober, na Tristeza, e na Lucas de Oliveira, na Auxiliadora) os supermercados Nacional são pontos de referência. Mas são deficitários.
Com estas, já são nove lojas com a bandeira Nacional fechadas em Porto Alegre. A rede Nacional foi comprada pela Walmart em 2005.
Embora tenha particularidades do mercado local, o fechamento das lojas está ligado às estratégias do grupo Walmart no Brasil. O  grupo completou  20 anos no país e não atingiu suas expectativas.
Em janeiro de 2016, anunciou o fechamento de 60 de suas 544 lojas no país, que tinham operação deficitária. Estas lojas que fecharam em Porto Alegre faziam parte desse plano.
Numa reportagem da Época Negócios, de junho de 2016, Rubens Batista, consultor especializado em varejo e sócio da consultoria 2B Partners, lembra:
“Quando desembarcaram por aqui, a mensagem era clara: o Walmart iria conquistar o Brasil passando por cima da concorrência como um rolo compressor”.
A reportagem mostra que não foi bem assim com a “maior rede de varejo do mundo”, agora ultrapassada pelo chinês Alibaba . Duas décadas depois da chegada triunfal ao Brasil, em 1995,  a Walmart não consegue sair da terceira posição do varejo nacional.
O Pão de Açúcar, líder do mercado brasileiro, fatura duas vezes mais, R$ 72 bilhões, tem o quádruplo de lojas e o dobro de funcionários. Em vez de crescer, o Walmart, vem dando sinais de dificuldades nos últimos dois anos.
Apesar de estar em 18 Estados e no Distrito Federal com 480 pontos de venda, os negócios no Brasil representam  pouco mais de 6% das receitas da Walmart.
Mas as dificuldades enfrentadas aqui juntam-se a outras.
 
Gigante que fatura  485 bilhões de dólares em 27 países e tem 2,2 milhões de funcionários, a Walmart enfrenta um cenário preocupante em função das mudanças no comércio de varejo. A empresa já encerrou suas operações em mercados onde também registrou prejuízos, como a Coreia do Sul e a Alemanha.
No ano passado, o Walmart perdeu o posto de maior valor de mercado do mundo para a Amazon, dona de um faturamento cinco vezes menor.  “Essa empresa tem mais de 50 anos e o varejo mudou”, admitiu o presidente mundial, Doug McMillon. “O que o Walmart pode fazer e que ninguém mais pode é casar o e-commerce com nossos ativos físicos para entregar uma experiência de compra perfeita, em grande escala.”

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *