Lançamento de livro sobre tapetes orientais, Semana de Arte e leilão estão entre as atrações que iniciam no dia 3 de janeiro, em Atlântida.
Cultura e arte no início e no fim da temporada. A Galeria Bublitz preparou diversas ações para o veraneio 2026 no litoral gaúcho. A tradicional Semana de Arte na Sociedade dos Amigos do Balneário Atlântida (SABA) inicia no sábado, 3 de janeiro, com o lançamento do livro “Tapetes Orientais no Brasil – história e curiosidades”, escrito pelo marchand Nicholas Bublitz. A programação segue até o dia 11 de janeiro com exposição de diversos artistas gaúchos e nacionais, tapetes orientais e objetos de decoração. A mostra terá ainda a participação de Marcelo Hübner, fazendo pinturas ao vivo, retratando cenas do litoral. A entrada é franca.
“A Galeria Bublitz tem sede em Porto Alegre, mas faz do Rio Grande do Sul sua casa. Ao longo do ano, levamos exposições e leilões para o interior, para a Serra, para o centro do Estado, para a fronteira. E no verão estamos onde os gaúchos e muitos turistas de outros Estados e até do exterior estão. O litoral vai além da praia, também é lugar para apreciar a arte e estamos felizes por promover essa nova temporada”, detalha o marchand Nicholas Bublitz.

A abertura da programação é marcada pelo lançamento do livro “Tapetes Orientais no Brasil – história e curiosidades”, um guia completo sobre o tema que aborda, em detalhes, as diferentes origens das peças e as variações e os modelos apresentados em cada país, como Irã ou Pérsia, Turquia ou Anatólia, Cáucaso, Índia, China e Ásia Central. Também cita quais são os tapetes orientais mais caros do mundo e explica as diferenças e os simbolismos dos desenhos representados em cada tapete. Por exemplo, a árvore é considerada o centro ao redor do qual tudo tem valor e vive, o bode representa força e o pavão simboliza a prosperidade.

O artista Marcelo Hübner também participa da Semana de Arte transformando a SABA em seu atelier, onde fará pinturas ao vivo com a temática do litoral. As cores e os traços característicos de Hübner poderão ser conferidos também nas obras expostas de diversas séries que compõem sua trajetória, como “Banhistas”, “Floristas”, “Urbanos”, “Jornais Florais” e as “Paisagens Gaúchas”; “Jardins Tropicais” e a série “Vívidas”, com figuras femininas, de teor intenso e ardente, que trazem um raio vívido de esperança para as telas.

Além das obras de Marcelo Hübner, a Semana de Arte da Galeria Bublitz traz mais de 400 itens, com destaque para as criações de Erico Santos, Antonio Soriano, Paulo Amaral, Paulo d’Avila, Marcelo Zeni, Mirian Garcia, Vitório Gheno, Kenji Fukuda, Fernando Ikoma, Flávio Scholles, Ênio Lippmann, Ana Caroline Becker, Sergio Lopes e João Carlos Bento.
Os tapetes orientais, que são outra marca registrada da Bublitz, também estarão no espaço. Exclusivos e importados da Índia e do Irã trazem a tradição dos modelos Kashan, Tabriz, Hamadan, Shiraz, Ziegler, Nain, Mood, Kazak e Beluche. A exposição também destaca objetos de decoração, como porcelana europeia, itens em cristal checo e polonês e faianças vindas de Toscana, na Itália.
A Semana de Arte funcionará como um outlet, com todos os itens à venda com descontos de 25% a 50%. São 300 tapetes orientais feitos à mão, cristais, porcelandas, prataria e outros objetos de arte.
Depois disso, no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, a arte volta ao litoral com um leilão especial com mais de 200 lotes entre tapetes, cerâmicas e obras de diversos artistas no Ventura Club, localizado na Av. Paraguassú, 352, no Centro de Xangri-Lá (RS).
Programação:
Semana de Arte no Litoral com Bublitz Galeria de Arte
Local: SABA – Av. Central, 5 – Atlântida
Período: 3 a 11 de janeiro
Horário: das 10h30 às 19h30
Lançamento do livro “Tapetes Orientais no Brasil – história e curiosidades”
Autor: Nicholas Bublitz
Local: SABA
Data: 3 de janeiro
Horário: 20h
Leilão de Arte da Galeria Bublitz
Local: Ventura Club
Endereço:
Data: 21 de fevereiro
Horário: 19h
