Abril, um mês dedicado a temas indígenas, no Memorial do RS

“Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais”. Esse é o tema e o título do evento promovido pelo Museu Antropológico do RS, Arquivo Histórico do RS, Memorial do RS e Museu Arqueológico do RS, de 09 de abril a 31 de maio, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega). Essas instituições da Secretaria da Cultura (Sedac) agregam esforços para retratar os costumes de vida dos índios do Sul do país e os conhecimentos simbólicos e religiosos associados aos territórios ancestrais, à fauna e flora locais.

O evento destaca as trajetórias históricas desses grupos, suas ações políticas e estratégias de existência na sociedade brasileira, sobretudo na luta pelo reconhecimento das terras tradicionais. O público pode conferir a exposição, além de mesas de especialistas – com nomes ligados à temática indígena-, a exibição de audiovisuais e rodas de conversas com integrantes dessas comunidades. As atividades têm entrada franca.

A mostra conta com a projeção de filmes do projeto Tela Indígena, materiais do Núcleo de Saberes Indígenas (UFRGS), peças do acervo da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (UPIDE), da prefeitura de Porto Alegre, e de instituições de defesa das comunidades, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI-Sul), o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e a Assessoria a Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas (SEMEAR/SAJU/UFRGS).

Serão apresentados ainda itens de acervos das instituições da Secretaria da Cultura: material arqueológico milenar e contemporâneo (Museu Antropológico do RS) e peças arqueológicas (ósseo e adornos) do Museu Arqueológico do RS, de Taquara/RS. E, também, documentos originais e imagens do Arquivo Histórico do RS que remetem aos primeiros contatos com comunidades nativas do Rio Grande do Sul, em uma edição especial do projeto Mês a Mês na História.

Abril Indígena 2019tem colaboração de agentes da sociedade civil: instituições de apoio e defesa de direitos, ONGs, núcleos universitários de pesquisa e as próprias comunidades, nas figuras de seus representantes. O evento integra a 17 ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM) e a programação local da Noite dos Museus, em Porto Alegre, prevista para o dia 18 de maio.

A Ação Educativa do Memorial do RS oferece visitas mediadas à exposição para grupos e escolas. O agendamento prévio deve ser encaminhado para memorial.acaoeducativa@gmail.com, com horários disponíveis entre terça e sexta-feira, das 10 h às 17 h.

Artesã indígena. Foto Letícia Nunes/Divulgação

P R O G R A M A Ç Ã O:

Dia 9 (14 h) Mesa 01 – Conhecimentos Tradicionais

  • Cida Bergamaschi – FACED/UFRGS (mediadora);
  • Rodrigo Venzon – coordenador do Conselho Estadual Povos Indígenas (CEPI-RS);
  • Iracema Nascimento – kujá (pajé Kaingang) Morro Santana;
  • Daniel Kuaray Acosta – professor de Saberes Tradicionais (Terra Indígena Cantagalo);
  • SEMEAR/SAJU/UFRGS – acadêmica de Direito, Viviane Kaingang.

Dia 10 (14h) Mesa 02 – Filmes e roda de conversa com lideranças e comunidades

  • Xapiri, de Leandro Lima e Gisela Motta;
  • Mborai  e jerojy mbya – Canto e dança mbya guarani, de Wera Tukumbó Agustinho Moreira e Kuaray Alexandre Ortega;
  • Mbya Mirim (Neneco e Palermo), de Patrícia Ferreira e Ariel Ortega, vídeo nas Aldeias;
  • Osiba Kangamuke – vamos lá, criançada,de Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini.

 

Dia 11 (14 h) Mesa 03 – Territórios Tradicionais

  • Rodrigo Venzon –  CEPI-RS (mediador);
  • Roberto Liebgott – CIMI/RS;
  • Cacique Timóteo Oliveira – Ponta do Arado;
  • Prof. Dr. José Catafesto (PPGAS/LAE/UFRGS);
  • André Benites (liderança indígena).

De 09 de abril a 31 de maio: exposição de acervo arqueológico e etnográfico, documentos históricos, artesanato, fotografias e exibição simultânea de filmes do projeto Tela Indígena. De terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingos e feriados, das 13 h às 17 h.

Foto 01, Paola Mallmann, da mostra “Revelações do Nhanderu: Mbya Mbaraete”, que integra a exposição Abril Indígena 2019.

Foto 02, de Letícia Nunes, artesã indígena.

Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais

De 09 de abril a 31 de maio de 2019.

Mesas de Especialistas, Exposição, Exibição Audiovisual e Rodas de Conversa

Memorial do Rio Grande do Sul (primeiro andar).

Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca

Deixe uma resposta