Clara Pechansky e Liana Timm expõem em Gramado mostra que percorrerá o Interior 

As artistas visuais Clara Perchansky e Liana Timm. Foto : Luis Ventura/ Divulgação

As artistas visuais Clara Pechansky e Liana Timm comemoram 65 e 52 anos de carreira, respectivamente, com uma exposição conjunta: “Duas mulheres de fino traço”. A abertura será no sábado (4/9), às 11h, no Centro Municipal de Cultura de Gramado, onde ficará até 10 de outubro. Depois, a exposição percorrerá cidades do Interior do Estado.

OS TONS DA LIBERDADE, de Liana Timm. Fotos: Divulgação

Clara e Liana vão apresentar 30 desenhos a traço de nanquim, acrílica, pastel, lápis de cor e colagem de tecido. As carreiras das duas se entrelaçam nos últimos 40 anos. A paixão pelo desenho manteve-se sempre acesa. Juntas, elas produziram eventos significativos e conduziram suas trajetórias sem fazer concessões.

CLARA PECHANSKY. DELÍRIOS DO GENERAL. NANQUIM E ACRÍLICA. 32x41cm. XVIII.2020

O estilo de ambas se reafirma com o passar dos anos, mas elas permanecem correndo o risco: onde o traço de cada uma predomina, a emoção persiste, as ideias se mantêm perenes. Através do traço se expressam, e a posição de cada uma fica muito nítida, como são nítidos e precisos os recursos gráficos que utilizam.

AS INTERROGAÇOES, de Liana Timm.

Os trabalhos são acompanhados por textos do jornalista e escritor Flávio Tavares, amigo de Clara desde a militância estudantil de ambos na década de 1950, e pelo crítico de arte Jacob Klintowitz, além de murais com escritos referentes à obra e ao estilo das duas artistas e depoimentos delas próprias.

CLARA PECHANSKY. CASAL BRINCANDO NA CAMA. NANQUIM, TECIDO E ACRÍLICA. 25x35cm. II.1997

Trajetórias

Clara Pechansky é natural de Pelotas, onde nasceu em 1936. Moradora de Porto Alegre há 65 anos, é desenhista, pintora e gravadora. Com 70 exposições individuais realizadas no Brasil e no exterior, e mais de 200 coletivas, mantém-se atuante também como gestora cultural, com projetos como Miniarte e Fiesta de Paz Brasil. Suas obras já foram expostas na Alemanha, Bélgica, Chile, Cuba, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Suíça e Portugal. Entre 2020 e 2021 foi Artista Homenageada em três mostras da Universidade Autônoma de Sinaloa, México, pelo seu trabalho em prol da difusão cultural entre os povos.

A GRAVIDADE, de Liana Timm.

Liana Timm nasceu em Serafina Corrêa em 1947. É artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição. Sua produção mescla manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Realizou 74 exposições individuais, 32 shows musicais, publicou 61 livros, sendo 18 individuais de poesia. Recebeu 15 prêmios e desenvolve suas produções culturais e projetos editorias através da Território das Artes.

CLARA PECHANSKY. CASAL TOCANDO MOZART.. NANQUIM E ACRÍLICA METÁLICA. 29x39cm. XIV.2021

*As obras da exposição estarão à venda pelo website da Território das Artes. 

SERVIÇO:

 O quê: Exposição Duas mulheres de fino traço

Abertura: 4 de setembro 2021

Horário: 11h

Local: Centro Municipal de Cultura de Gramado

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 818

Entrada gratuita

OBS: Acesso conforme as determinações sanitárias das autoridades

 

Deixe uma resposta