Espetáculo musical cênico marca a estreia do ciclo de peças composto por Jeferson Colling

Contexto é a palavra chave da criação do jovem compositor Jeferson Colling, cujo ciclo de peças será apresentado em estreia do espetáculo musical-cênico Testemunho, dia 9 de dezembro, no Auditorium Tasso Corrêa, no Instituto de Artes da Universidade Federal do RS.

A dramaturgia e a iluminação foram criadas especialmente para o espetáculo. As palavras dialogam indiretamente com a música, no sentido que ambos – o texto com a aparente concretude das palavras e a música na abstração dos sons –transitam por um universo habitado de incertezas, receios e reflexões.

O espetáculo será apresentado por Giovani dos Santos (violino), André Munnari (acordeon) e Siane  Cappela Leonhardt (apresentação) e conta com a iluminação de Anderson Zang,  texto e criação da arte de Guilherme Sommermeyer, direção cênica de Fabio Ferraz  e composição musical e idealização de Jeferson Colling.

” Testemunho” é um espetáculo Musical-Cênico.

O trabalho marca a conclusão do 1º. ano do Doutorado em Música, na área Composição,  de Jeferson Colling, no Instituto de Artes da Ufrgs, como bolsista a CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior,  tendo como orientador o Prof. Doutor Celso Giannetti Loureiro Chaves.

Espetáculo musical-cênico

Se trata de uma apresentação de música erudita de câmara com um repertório que consiste, em sua íntegra, na estreia de um ciclo de peças do jovem compositor, Jeferson Colling.

Embora seja hábito os recitais e concertos de música erudita de câmara apresentarem peças de curta ou média duração, que combinam diferentes compositores, oriundos de distintas épocas e lugares, a criação de Colling aponta outras abordagens:  “Meu interesse tem sido a composição de ciclos de peças que ocupem toda duração de um espetáculo, dessa maneira posso propor o percurso musical que o público vivenciará. “Contexto” vem sendo, de maneira crescente, a palavra chave quando trabalho em minhas composições. Cada peça é composta pensando o ponto do espetáculo em que estará, levando em conta o que já foi ouvido até ali e o que ainda será ouvido”.

Acredito que com a abordagem cênica o espetáculo potencializa o impacto expressivo das peças que o integram e estas, por sua vez, potencializem o impacto da experiência do espetáculo como um todo”, salienta.

Jeferson conta que desde o mestrado vem pensando sua produção desta maneira.

“Neste projeto que será apresentado agora minha preocupação com o contexto em que a música será ouvida deixa o âmbito apenas do sonoro, com a união da música com o texto e um trabalho de iluminação também  pensados especificamente para o espetáculo.

O texto, apresentado em forma de monólogo, dialoga indiretamente com a música, no sentido de que ambos – o texto,  com a aparente concretude das palavras e a música na abstração dos sons – ambos transitam por um universo habitado por incertezas, receios e reflexões”, explica o jovem compositor.

FICHA TÉCNICA

Composição musical e idealização: Jeferson Colling

Violino: Giovani dos Santos

Acordeon: André Munnari

Texto: Guilherme Sommermeyer

Apresentação: Siane  Cappela Leonhardt

Criação da arte: Guilherme Sommermeyer

Direção cênica: Fabio Ferraz

Iluminação: Anderson Zang

 

Serviço

Testemunho

Espetáculo musical-cênico estreia ciclo de peças  para violino e acordeon

Dia 9 de dezembro de 2019 – 20h30min

Auditorium Tasso Corrêa – Instituto de Artes da Ufrgs

Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro Histórico – Porto Alegre

Entrada franca

Duração: 75 minutos

Classificação livre

Comentários

Uma resposta para “Espetáculo musical cênico marca a estreia do ciclo de peças composto por Jeferson Colling”

  1. Avatar de Dinorah Araújo
    Dinorah Araújo

    Muito obrigada pelo qualificado espaço. Parabéns ao JÁ por divulgaras as produções locais!

Deixe uma resposta