O curador, artista e arquiteto Anaurelino Barros Neto e o Espaço Cultural Brix 21 promovem a partir dessa quarta-feira, dia 11, a Exposição “Gabinete do Colecionador”. A mostra vai contar com uma água-forte de Rembrandt auto-retrato., edição do museu, antiga na exposição. Terá também ítens de coleção e obras de 39 artistas do Rio Grande do Sul.
Haverá uma homenagem à Rembrandt por ter sido um grande colecionador e marchand e ao jornalista Paulo Raymundo Gasparotto colecionador e um dos maiores conhecedores de arte e antiguidades do país.

O curador Anaurelino Barros Neto escreveu sobre a mostra:
“Por que a humanidade coleciona objetos que vão de obras de arte à caixas de fósforos?
Uma das hipóteses deste comportamento passional seria dar um sentido de permanência e eternidade. De domínio sobre si, sobre os objetos e sobre o Universo, trazendo poder e bem estar espiritual. Possivelmente também uma exteriorização de sua personalidade nos ítens eleitos, seja por empatia, seja por frustrações em algum ciclo de suas vidas.
A organização dos objetos, fator essencial pra alcançarmos o conceito de Colecionismo que conhecemos hoje, passa pelos sistemas de codificação e aperfeiçoamento da linguagem, com o advento da escrita.Proporcionou a grandes Reinos e Estados o acúmulo de riquezas e obras de arte fantásticas.
Deste modo, criou-se uma hierarquia de bens e conceitos. Passou-se então, a discriminar, ordenar, classificar e eleger prioridades, formando deste modo as coleções, através de repetições sistemáticas do mesmo objeto.
Foram com as grandes navegações e explorações nos séculos XVI e XVII que surgiram os Gabinetes de Curiosidades, que se consistiam em espaços particulares onde se acumulavam toda a espécie de objetos exóticos e raros, como o de Rembrandt, colecionador e marchand.
No século XVIII, estes gabinetes desapareceram e são considerados os antecessores dos museus, dando lugar às coleções privadas e institucionais posteriores .
Colecionar é bem mais complexo que simplesmente consumir, pois envolve paixão, algumas vezes obsessão. Possuir um objeto do desejo é optar por ele, elegê-lo entre muitos, apoderando-se de pequenos universos particulares.
“Guardar uma coisa é olhá-la, mirá-la por admirá-la, isto é,
iluminá-la ou ser por ela iluminado” Antônio Cícero , poema GUARDAR.
Colecionadores são fundamentalmente guardiões de um passado distante, que preservam a memória e o patrimônio de uma época, vivida ou imaginada.”

SERVIÇO
O que ? Exposição Gabinete do Colecionador
Onde: Espaço Cultural Brix 21
Marechal Floriano . 705 . Caminho dos Antiquários.
Vernissage: Dia 11 de dezembro, às 18:30
Horário de Visitação: Das 12 h as 19;30

Deixe uma resposta