Feira do Livro: livreiros satisfeitos com o bom movimento do fim de semana

Ana Carolina Pinheiro
Apesar do tempo, com ameaça de chuva, e da concorrência do Gre-Nal e do Enem, a 65ª. Feira do Livro de Porto Alegre recebeu grande público e a programação atraiu adultos e crianças para a Praça da Alfândega.
O movimento assegurou aos livreiros uma boa largada nas vendas. Foi o que garantiu Marli, da Livraria Cervo: “Foi muito bom o primeiro fim de semana, bem movimentado. Manteve a mesma média de venda dos outros anos, talvez até um pouco mais”.
Entre os autores mais procurados, estão o médico e escritor J.J. Camargo e o jornalista Laurentino Gomes. “Mas ainda não deu para saber qual vai ser o mais vendido. Normalmente a gente costuma saber logo nos primeiros dias. Sempre tinha aquele lançamento que saía mais. Mas neste ano, por enquanto, a venda está meio geral”, afirmou a livreira.
Entre o público que aproveitou o domingo para sair em busca dos livros desejados estavam Carina e Fabrício, que acompanhavam Felipe e Guilherme, ambos com 12 anos, pelas bancas.
O grupo tinha nas mãos o chimarrão e as sacolas com os dois livros já comprados. “O ambiente está muito bom para caminhar, está bem tranquilo para observar os livros”, afirmou Carina.
Enquanto os adultos observavam as obras, a dupla Felipe e Guilherme ia na frente, apressando o passo. “Eles já vieram direcionados, já sabem o livro que querem comprar”, contou Carina. “A gente quer o livro do game Free Fire”, disseram os dois meninos em jogral.
Remexendo entre os famosos balaios estava Silvana, que foi na Feira acompanhar a filha, que trabalharia como interprete de Libras em uma das muitas atividades do evento. “A programação está muito legal. Tem bastante coisa para ver, tanto para criança quanto para adulto”, comentou.
Mas deixou a ressalva: “Só que achei os preços muito caros. Eu já vim outras vezes, mais para o fim, e saí com a sacola cheia. Hoje eu achei livros usados por R$25. Isso eu achei chato”.
Desempregada, Silvana buscava entre os saldos as melhores opções de preço. “Até consegui comprar alguns livros infantis, que foi os que achei mais em conta. Infelizmente, achei tudo caro. Ainda mais pra quem não está trabalhando”.

Já as amigas Luciana, Tatiana e Adriana aproveitaram a Feira para se reencontrar. Foi o que contou a fisioterapeuta Luciana: “Nós três sempre gostamos de ler. Então a Feira é sempre um bom motivo para um encontro”. A segurança proporcionada pelo evento também foi lembrada pelas amigas: “A Feira revitaliza uma área da cidade que normalmente a gente não costuma frequentar. Então é muito bacana poder vir para este espaço”, afirmou a bacharel em Direito Tatiana. “E, além disso, a gente também pode aproveitar o domingo. Para encerrar o final de semana fazendo coisas que a gente gosta, acompanhada das amigas, e ainda comprar aquele livrinho que já estava querendo”, contou a funcionária pública e também bacharel em Direito Adriana.
A Feira do Livro de Porto Alegre vai até o dia 17 de novembro. As áreas Geral e Internacional funcionam das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando o horário de abertura é às 10h. A área infantil conta com programação constante das 9h às 20h30min, e as bancas funcionam a partir das 9h30min. A programação completa pode ser conferida no site: feiradolivropoa.com.br.
..
 

Comentários

Deixe uma resposta