Gil Jazz Trio fecha a programação de julho do Chapéu Acústico

Para fechar a programação de julho do projeto Chapéu Acústico, o Gil Jazz Trio levará o melhor da música instrumental à Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190), nessa terça-feira, dia 30, 19h, no show “Do Jazz ao Samba”. Formado em 2015, o trio liderado por Gilberto Oliveira conta com duas revelações da música instrumental brasileira: o baterista lucas Fê e o baixista Dionísio Souza. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.
 
GILBERTO OLIVEIRA
Guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador e produtor, é conhecido por imprimir seu estilo marcante tanto nas suas músicas quanto nas de artistas com quem produz e atua, sendo bastante requisitado em palcos e estúdios. Músico e professor há 38 anos, teve a oportunidade de dividir o palco e gravar com vários artistas brasileiros e estrangeiros. Atua com trabalho próprio e trabalha(ou) com vários nomes consagrados como instrumentista, arranjador e diretor musical.
No cenário nacional, Neguinho da Beija Flor, Bebeto, Mestre Marçal, Jamelão, Gelson Oliveira, Luciah Helena, Loma, Djalma Corrêa, Robertinho Silva, Zé Caradípia, Daniel Torres, Geraldo Flach, Renato Borguetti, Tadeu De Marco, Cesar Passarinho, Cauby Peixoto, Jim Porto, Cidinho Teixeira, Alcione, Lidoka (ex Frenéticas), entre outros. E no internacional, as cantoras norte-americanas Jane Blakstone, Sandy Sasso, Roseanna Vitro (indicada ao Grammy 2012) e Kat Parra; a dominicana Irka Mateo e a uruguaia Mariana Moraes. E ainda os pianistas Verner Vana e Cliff Korman, ambos dos EUA; Gladstone Trott; Allen Farnhan; Warren Byrd e Murray Low; além do guitarrista sueco Tomas Janzon, da trompetista holandesa Saskia Laroo e do trombonista inglês Mark Mulley .
 
LUCAS FÊ

Natural de Rio Grande, o baterista é músico profissional e teve seu primeiro contato com a música através de seu tio Marquinhos Fê, baterista consagrado. Natural de Rio Grande, o baterista é músico profissional e teve seu primeiro contato com a música através de seu tio Marquinhos Fê, baterista consagrado. É fundador do grupo instrumental KIAI e atua com vários artistas, como Luciana Lima, Grupo Sperandires, Frank Solari, Gilberto Oliveira, Renato Borguetti, Gastão Vileroy, Paulinho Fagundes, Marco Fhilomena, Ricardo Baumgarten, Djâmen Farias entre outros. Venceu o Concurso de Bateristas “Tamborim Drum Festival”, realizado em Porto Alegre, em novembro de 2015.

DIONÍSIO SOUZA  
Também de Rio Grande, o baixista e compositor é músico profissional, formado pelo curso de Músida da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É fundador do grupo instrumental KIAI e atua com vários artistas, como Luciana Lima, Quinteto Guitarreria, Big Band da FURG, Gilberto Oliveira entre outros.

 

CHAPÉU ACÚSTICO

Realizado conjuntamente pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE), o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores(as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.

SERVIÇO:

Dia: 30 de julho (terça-feira).

Hora: a partir das 19h.

Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190) – Porto Alegre/RS

Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com produtor, Marcos Monteiro, via e-mailduearth@terra.com.br.

Entrada franca/Contribuição espontânea.

Deixe uma resposta