Hebe Tabachnik ministra master class sobre festivais do setor audiovisual em tempos pós-pandêmicos 

Hebe_Tabachnik Foto: Juan Tallo/ Divulgação

 

Evento ocorre durante o Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema, promovido pela Fundacine em parceria com a Cinemateca Capitólio, entre os dias 23 e 27 de março, em Porto Alegre

A demanda por conteúdo, ferramentas criativas revolucionárias e formas híbridas de entregar  histórias se expandiram exponencialmente após o período crítico de pandemia de Covid-19 e passou a exigir formas criativas de se alcançar o público da sétima arte. O assunto será tema da Masterclass Virtual “Festivais de cinema pós-pandemia: mudanças, evolução e desafios”, que ocorre no próximo dia 22 de março, às 18h, via plataforma Zoom, dentro da programação do  1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC), promovido pela Fundação Cinema RS (Fundacine) em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, entre os dias 23 e 27 de março, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

Ministrada pela produtora cinematográfica e curadora de festivais de cinema Hebe Tabachnik, a masterclass virtual irá abordar (em idioma espanhol), principalmente, as formas possíveis de adaptação e sustentabilidade para diversidade e inclusão, além de traçar possibilidades de se nutrir os indivíduos e as comunidades e ampliar a experiência de ir a um festival de cinema, fazendo isto relevante, provocador, e ao mesmo tempo inspirador e divertido. As inscrições para esta atividade, em especial, devem ser feitas via google forms (link disponível na bio da página da Fundacine no Instagram, e também no site da instituição).

Ainda nos próximos dias, uma série de profissionais do setor audiovisual de países onde o idioma predominante é o português ou espanhol deve desembarcar em Porto Alegre para participar desta primeira edição do EFIC. O evento tem como objetivo promover ações de formação, conexões criativas e negócios para o segmento e reunirá na capital gaúcha diversos organizadores, produtores, curadores, críticos, programadores, diretores artísticos e gerentes dos principais festivais cinematográficos realizados no cenário ibero-americano.

Dentre as presenças confirmadas estão representantes de festivais como DocLisboa, Cine Ceará, Festival do Rio, Festival de Guadalajara, DocMontevideo, FRAPA, Festival de Cinema de Gramado, FAM, Mostra de SP, BAFICI, Olhar Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Mostra Internacional de São Paulo, É Tudo Verdade, Bafici, FicValdivia, Festival de Cinema da Fronteira, Tela Indígena, Fantaspoa, Janela Internacional de Cinema, Santa Maria Vídeo e Cinema. entre outros.

Além da masterclass virtual,  a programação contará com debates sobre impulsionamento das políticas públicas para o setor audiovisual, incluindo oito painéis temáticos de capacitação, seguidos de diálogo com representantes de festivais convidados, que estarão apresentando os eventos a partir das suas experiências, seja organização, programação, curadoria ou crítica. Desta forma, o encontro ainda irá oportunizar que os conteúdos produzidos localmente possam ser apresentados a realizadores de festivais nacionais e internacionais. Na grade de atrações, também serão exibidos filmes com relevância no panorama dos festivais ibero-americanos. As inscrições para os painéis também estão abertas (link disponível na bio da página da Fundacine no Instagram, e também no site da instituição).

A iniciativa conta com financiamento do Pró-Cultura/Sedac-RS e tem patrocínio da CEEE Grupo Equatorial Energia. Também conta com o apoio da Mubi, do Iecine e do Grupo Imobi. A programação completa será divulgada em breve nos sites e redes sociais da Fundacine e da Cinemateca Capitólio.

Comentários

Deixe uma resposta