Higino Barros
O Instituto para o Desarrollo Rural de Sudamérica (IPRDS) é uma instituição sem fins lucrativos que visa contribuir para melhorar as condições teóricas, políticas e técnicas para o desenvolvimento rural na América do Sul. Sua sede fica em La Paz (Bolívia) e anualmente ele promove, para jovens, um concurso de ensaio e ilustração que tem como tema histórias de vida de pessoas que sobrevivem à violência e perseguição existentes no campo.
O quadrinista Pablito Aguiar, de Alvorada, colaborador do JÁ Porto Alegre, ficou em segundo lugar, na categoria ilustração, em resultado divulgado nessa terça-feira na capital boliviana.
O trabalho foi publicado originalmente na edição do JÁ Porto Alegre na edição de novembro de 2018, dedicada à realização da Feira do Livro. E conta a trajetória de Janja, personagem real, moradora de uma comunidade Quilombola, na Estrada dos Alpes, no bairro Glória, em Porto Alegre.
Pablito Aguiar vem publicando na edição impressa mensal do JÁ Porto Alegre histórias de trabalhadores anônimos da capital gaúcha, como fizera anteriormente em jornal da cidade de Alvorada, onde reside. O trabalho em Alvorada rendeu um livro, premiado no início de 2018, no Salão de Arte e Desenho de Porto Alegre.