Marcelo Corsetti faz show ‘Tri-Óh’ e lança livro "Uma Vida em Jogos", no Chapéu Acústico

A atração do projeto Chapéu Acústico no dia 14 de maio (terça-feira), às 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS) é o guitarrista Marcelo Corsetti apresentando seu último trabalho, “TRI-ÓH”, com músicas inéditas. Acompanhado de Gustavo Laydner (bateria), Henrique Mello (contrabaixo e voz), Jackson Spindler (piano) e Igor Conrad (guitarras e violões), terá a participação especial do também guitarrista Guilherme Zanbini.
Na mesma noite, o músico lança o resultado de sua primeira incursão no mundo das Letras, “Uma Vida em Jogos”, autobiografia narrada em sintonia com os ciclos dos Jogos Olímpicos de 2014. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
O álbum é a sequência do trabalho de Corsetti, que busca de forma contínua inovações sonoras aliadas à música essencialmente gaúcha. Mistura o pampa e o elétrico e chega sempre a uma surpresa que caracteriza sua obra, tanto solo quanto com o Xquinas. Ao tocar temas dos discos anteriores e de compositores gaúchos, standards de jazz, releituras de músicas do universo pop e músicas novas, Corsetti promove bons momentos sonoros para quem curte a música instrumental.
O guitarrista é um dos mais expressivos nomes da guitarra gaúcha e tem uma produção incessante na cena da música instrumental. Corsetti já lançou onze (MARCELO CORSETTI, DDD, TRÊS, XQUINAS, XQUINAS DPOP, XQUINAS VOMO, XQUINANDO NA TRAVESSA AZEVEDO 79, REALIDADE PARALELA, ANA PRADA & XQUINAS, QUEREMOS UMA CICLOVIA E XQUINAS LONDON SESSIONS) álbuns e dois DVDs, e produziu discos para Bebeto Alves e Adriana Deffenti, entre outros.
Mundo das letras
Simultaneamente à apresentação do álbum TRI-ÓH, Marcelo Corsetti faz sua primeira incursão no mundo das letras e lança, na mesma noite, o livro UMA VIDA EM JOGOS. Escrito pelo próprio guitarrista, é uma autobiografia narrada em sintonia com os ciclos dos Jogos Olímpicos. Uma história que nasce do primeiro contato do guitarrista com jogos Olímpicos de Montreal no ano de 1976.  Numa narrativa leve, a história se desenvolve em ciclos de quarto anos, os ciclos olímpicos. Escrito em primeira pessoa, o livro passa pela trajetória artística de Corsetti e por ser um apaixonado por esportes, estes estão presents até o momento mais emocianante para o autor, quando vive a participação do seu filho nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing 2014. Alegrias, tristezas, perdas e, acima de tudo, o amor pela familia, pelos esportes e pela música são a essência desta narrativa. O livro tem prefácio de Duca Leindecker, Bebeto Alves e Alexandre França (treinador da medalhista olímpica Yane Marques). TRI-ÓH e UMA VIDA EM JOGOS são parte um do outro, disco e livro neste projeto caminham juntos.
“Um banho de oxigênio para nossas mentes atrofiadas”. Duca Leindecker.
“Com uma naturalidade e uma escrita fluida, envolvente, nos mostra várias facetas, nuances de sua incrível capacidade de administrar coisas aparentemente tão díspares como a música e o esporte, suas duas grandes paixões, mas também projetos que ele estabeleceu para a sua vida”. Bebeto Alves.
“Criamos laços fortes e duradouros que se transformam em alicerces para que toquemos nosso barco com mais leveza. No fim, passamos a fazer parte de uma nova família, escolhida por nós mesmos”. Alexandre França
Chapéu Acústico
Realizado conjuntamente pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria da Cultura do Estado do RS – o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.
Serviço
Datas: 14 de maio de 2019 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).

Deixe uma resposta