Memorial Theodor Wiederspahn, revitalizado, será reaberto na CCMQ

O arquiteto Theo Westphalen inspeciona obra. Foto: Arquivo familiar/ Divulgação

 

Neste sábado, 12 de novembro, será feita a entrega da revitalização do Memorial Theodor Wiederspahn, sediado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac).

A data marca os 70 anos de falecimento do arquiteto responsável pelo planejamento da ousada edificação onde funcionou o Majestic Hotel e que, desde 1990, sedia a Casa de Cultura. A revitalização foi viabilizada com recursos do Banrisul, patrocinador máster da instituição, captados pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ).

 

Equipe curatorial da CCMQ organizou o acervo doado pela família do arquiteto . Foto: Rafael Muniz/ Divulgação

Localizado no segundo andar da CCMQ, no átrio que dá acesso ao Quarto do Poeta e ao Acervo Elis Regina, o Memorial Theodor Wiederspahn ganha novo acervo e nova identidade visual. Uma linha do tempo ilustrada, com pesquisa bibliográfica e de imagens desenvolvida pelo jornalista e graduando em História da Arte Diego Vacchi, situa o legado de Theo Wiederspahn na arquitetura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O Memorial também passa a expor objetos pessoais e instrumentos de trabalho de Theodor, doados pela família Wiederspahn, além de fotografias e outros documentos.

Retrato de Theo Wiederspahn. Autor desconhecido 1911 Desenho e Aquarela/ Divulgação

Theodor Alexander Josef Wiederspahn (Wiesbaden, Alemanha, 19 de fevereiro de 1878 – Porto Alegre, Brasil, 12 de novembro de 1952) foi responsável pela construção de mais de 500 edificações na capital gaúcha, o que lhe rendeu a alcunha de “o arquiteto de Porto Alegre”. “Não por acaso, o presente memorial, proposto em sua homenagem, está situado em um dos seus mais inovadores projetos, o ousado prédio do Majestic Hotel. A construção, hoje sede da Casa de Cultura Mario Quintana, representa um marco na arquitetura de Porto Alegre e atesta a notoriedade alcançada pelo construtor entre os investidores locais”, detalha Diego Vacchi.

Festa Familiar no sítio da Ponta Grossa Acervo Família Wiederspahn/ Divulgação

O texto de apresentação destaca ainda a dimensão da obra do arquiteto em outras regiões do Rio Grande do Sul. “A linha temporal da vida e da obra do arquiteto convida os visitantes a identificarem, em seus trânsitos cotidianos pela capital e por cidades do interior, a participação de Theo Wiederspahn em outros tantos projetos, por ele assinados, ou planejados com a sua colaboração, incluindo instituições públicas, privadas, templos religiosos e espaços de ensino. Neste caminho biográfico, se sobressaem as relações entre o indivíduo e os fenômenos históricos da primeira metade do século XX, período marcado especialmente por duas grandes guerras, a grande crise de 1929 e o fluxo imigratório europeu que fortaleceu a presença da comunidade alemã no sul do Brasil. Fato este que resultou em uma parceria constante na vida do arquiteto com a igreja evangélica na encomenda de projetos para regiões de colonização germânica”.

Acervo reúne equipamentos de trabalho de Theo Foto: Rafael Muniz/ Divulgação

SERVIÇO

Entrega da Revitalização do Memorial Theodor Wiederspahn

Quando: 12 de novembro | sábado

Horário: 11h

Onde: 2º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)

Deixe uma resposta