Neste sábado, 12 de novembro, será feita a entrega da revitalização do Memorial Theodor Wiederspahn, sediado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac).
A data marca os 70 anos de falecimento do arquiteto responsável pelo planejamento da ousada edificação onde funcionou o Majestic Hotel e que, desde 1990, sedia a Casa de Cultura. A revitalização foi viabilizada com recursos do Banrisul, patrocinador máster da instituição, captados pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ).

Localizado no segundo andar da CCMQ, no átrio que dá acesso ao Quarto do Poeta e ao Acervo Elis Regina, o Memorial Theodor Wiederspahn ganha novo acervo e nova identidade visual. Uma linha do tempo ilustrada, com pesquisa bibliográfica e de imagens desenvolvida pelo jornalista e graduando em História da Arte Diego Vacchi, situa o legado de Theo Wiederspahn na arquitetura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O Memorial também passa a expor objetos pessoais e instrumentos de trabalho de Theodor, doados pela família Wiederspahn, além de fotografias e outros documentos.

Theodor Alexander Josef Wiederspahn (Wiesbaden, Alemanha, 19 de fevereiro de 1878 – Porto Alegre, Brasil, 12 de novembro de 1952) foi responsável pela construção de mais de 500 edificações na capital gaúcha, o que lhe rendeu a alcunha de “o arquiteto de Porto Alegre”. “Não por acaso, o presente memorial, proposto em sua homenagem, está situado em um dos seus mais inovadores projetos, o ousado prédio do Majestic Hotel. A construção, hoje sede da Casa de Cultura Mario Quintana, representa um marco na arquitetura de Porto Alegre e atesta a notoriedade alcançada pelo construtor entre os investidores locais”, detalha Diego Vacchi.

O texto de apresentação destaca ainda a dimensão da obra do arquiteto em outras regiões do Rio Grande do Sul. “A linha temporal da vida e da obra do arquiteto convida os visitantes a identificarem, em seus trânsitos cotidianos pela capital e por cidades do interior, a participação de Theo Wiederspahn em outros tantos projetos, por ele assinados, ou planejados com a sua colaboração, incluindo instituições públicas, privadas, templos religiosos e espaços de ensino. Neste caminho biográfico, se sobressaem as relações entre o indivíduo e os fenômenos históricos da primeira metade do século XX, período marcado especialmente por duas grandes guerras, a grande crise de 1929 e o fluxo imigratório europeu que fortaleceu a presença da comunidade alemã no sul do Brasil. Fato este que resultou em uma parceria constante na vida do arquiteto com a igreja evangélica na encomenda de projetos para regiões de colonização germânica”.

SERVIÇO
Entrega da Revitalização do Memorial Theodor Wiederspahn
Quando: 12 de novembro | sábado
Horário: 11h
Onde: 2º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)
